quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Paredes de pedras dão sofisticação à decoração

Foi-se o tempo em que as pedras eram sinônimo de ambientes rústicos

Muito usadas em monumentos e como matéria prima na antiguidade, as pedras também podem ser utilizadas como elementos de decoração. A tendência, que surgiu nos anos 1950 com o objetivo de quebrar a monotonia e criar sensações, voltou a ser resgatada a partir dos anos 2000 e hoje é muito utilizada. Se antes as paredes de pedra utilizavam peças grandes e bastante rústicas, hoje é possível encontrar paredes com pedras menores que passam até a impressão de delicadeza. 

Reprodução


Entre os tipos de pedra mais usados na decoração estão as pedras ferro, mineira, portuguesa e São Tomé. Apesar de bem diferentes, todas cumprem bem seu papel de agregar textura e contraste aos ambientes. Quer destacar uma parede de forma sofisticada? Deixe a tinta colorida de lado e invista nas pedras! Com iluminação direcionada, as paredes ficam lindíssimas e deixam o cômodo super charmoso
Reprodução - Quarto com pedras portuguesas: visual clean e sofisticado
Quarto com pedras portuguesas: visual clean e sofisticado


Apesar de ser um elemento rústico, a pedra pode manter o visual moderno ou clássico do seu espaço, basta saber usá-la ao seu favor, combinando com outros itens e acessórios e escolhendo o modelo corretamente. A pedra ferro, por exemplo, tem a coloração mais escura e tende a ser usada em filetes. 
Reprodução - Pedras ferro são mais escuras
Pedras ferro são mais escuras


Já a portuguesa, muito utilizada em calçadas, é mais clarinha e dá um visual inusitado e surpreendente às paredes. Ótima opção para ambientes contemporâneos. Uma das técnicas mais utilizadas no entanto é a canjiquinha, com pedras mineiras. 
Reprodução - Técnica canjiquinha em pedra mineira é bastante popular
Técnica canjiquinha em pedra mineira é bastante popular


Veja algumas dicas na hora de aplicar as pedras: 

Antes de aplicar:  a superfície onde a pedra vai ser aplicada tem que estar limpa, livre de umidades e fungos, e prumada: qualquer falha de nivelamento deve ser corrigida. Se a parede for muito lisa, é bom aplicar um chapisco antes para uma melhor aderência da rocha. 

Aplicação: deve ser feita preferencialmente por um profissional da área, com as ferramentas adequadas. É feita sempre de baixo para cima, com argamassa colante. Pode-se optar entre a junta seca, ou deixar o espaço para aplicação do rejunte. É importante deixar um espaço de alguns centímetros, e não encostar a pedra no limite da parede com o piso e o teto, para ela não trincar depois com a dilatação. Depois, é bom aplicar um silicone para não pegar umidade. 

Onde e como aplicar: o lugar adequado para colocar o revestimento é aquele que receberá o maior destaque no ambiente: pode ser a parede que você logo vê quando abre a porta ou o painel da TV, por exemplo. Evite exageros e leve sempre em consideração amplitude dos ambientes: muita pedra pode cansar e até fazer algo charmoso ficar banal. 
(Fonte: Minha Casa, Minha Cara/Blog da Arquiteta)


Fonte: Site Bonde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário