sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Sustentabilidade, novas tecnologias e inovação estão entre os temas que nortearão os debates sobre o mercado da construção em 2013


A criação de uma visão metropolitana para atrair investimentos em infraestrutura de forma integrada para a Baixada Santista é outro assunto apontado pelos profissionais do setor como essencial ao debate que acontecerá no FICON - Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região, em maio.
Acontece nos próximos dias 6 e 7 de maio, em Santos, o Ficon 2013  Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região. O evento será realizado em um momento importante para a Baixada Santista, que vivencia um cenário de expansão econômica. Associados ao desenvolvimento também surgem, no entanto, desafios como a melhora da mobilidade urbana. Qual a solução? A resposta pode estar na consolidação de um planejamento metropolitano integrado, justamente, o eixo principal dos debates do Ficon em 2013. Promovido pelo Sistema A Tribuna de Comunicação e organizado pela Una Marketing de Eventos, o Fórum chega a sua terceira edição e deve reunir cerca de 300 empresários, os principais players do mercado e lideranças setoriais e políticas. 
Em 2013, o programa do Ficon traz quatro painéis que guiarão os debates: "A Indústria Imobiliária - Panorama Atual e Perspectivas para os Próximos AnosO Desafio de Planejar o Futuro  De que Forma Podemos Aplicar Tecnologia no Desenvolvimento das Cidades; "Sustentabilidade e a Inovação no Planejamento Urbano e a "Integração entre a Sociedade Civil e o Poder Público 
A inviabilidade de se discutir o planejamento das nove cidades da Baixada Santista (Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe) isoladamente fez com que, neste ano, fosse criada uma mesa redonda no Ficon, para a qual serão convidados todas as lideranças municipais, para juntos traçarem um diagnóstico do que se pode esperar de cada município em relação do boom imobiliário metropolitano. 
"O Ficon surgiu no momento em que Santos tratava do novo plano diretor e passava por uma grande expansão. Mas o crescimento imobiliário atingiu as outras cidades da Baixada Santista e, portanto, o quadro hoje é outro, exige um esforço conjunto dos municípios para encontrar soluções e conhecer oportunidades, reforça o diretor da Una Marketing de Eventos, Fabrício Guimarães.
Integração - Entre os empresários e lideranças setoriais, a necessidade de um planejamento metropolitano está diretamente ligada às perspectivas de crescimento da região. Vamos discutir no Ficon 2013 a necessidade de integração entre os investimentos em infraestrutura nas cidades da Baixada Santista. Nós temos hoje um acesso problemático a Santos por conta dessa ausência de integração. Precisamos ter uma posição definitiva sobre o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), por exemplo, e os impactos deste empreendimento, diz Luiz Antônio Paiva dos Reis, presidente da Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob).
Iná Loureiro, da Vértice Construtora, concorda e ressalta que este encontro público entre iniciativa privada e governo, que não é constante na Baixada Santista, é uma chance de debater estes assuntos. No cotidiano todos têm as suas preocupações e nem sempre conseguimos discutir os rumos da região. O Ficon é uma grande oportunidade e as missões técnicas são fundamentais para avaliarmos o que é possível aperfeiçoar no nosso segmento, destaca. 
Sidney Soares Filho, gerente regional da Caixa Econômica Federal para o segmento de Construção Civil, também defende a necessidade de se pensar a região como um todo: É fundamental envolver todas as cidades no processo. A visão metropolitana é a ferramenta que temos para ampliar o desenvolvimento e permitir que todos os municípios participem do crescimento e, principalmente, da busca de soluções. 
Chicago - A exemplo do que ocorreu nas duas primeiras edições, quando comitivas formadas por empresários e autoridades estiveram em Barcelona (Espanha) e na Cidade do Panamá (Panamá), o Ficon 2013 realizará uma missão técnica, desta vez para a cidade de Chicago, a terceira mais populosa dos Estados Unidos e que tem apresentado similaridades com o atual momento pelo qual passam Santos e região. Será uma oportunidade para se conhecer soluções inteligentes em áreas como urbanismo, construção verde, planejamento e trânsito. 
Sobre o FICON
O Ficon  Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região é um encontro que reúne empresários, profissionais e autoridades interessadas no mercado imobiliário para debaterem juntos as novas demandas da construção e as tendências de mercado. O evento tem como principal objetivo ser um Fórum permanente de discussões sobre novas tecnologias, desenvolvimento sustentável, oportunidades e desafios para toda a região da Baixada Santista.

Fonte: Redimob

Nenhum comentário:

Postar um comentário