quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Projeto em apartamento masculino na Capital cria ambiente totalmente equipado para acomodar amigos ao redor do bar


Para organizar os cristais, a solução foi um armário embutido na parede da churrasqueira, com fecho-toque, onde foi instalado também um nicho para expor e ter as garrafas sempre à mão

Projeto em apartamento masculino na Capital cria ambiente totalmente equipado para acomodar amigos ao redor do bar André Cavalheiro/Divulgação
Nas janelas de todo o ambiente social (acima), as cortinas de voile no tom fendi não impedem a entrada da luminosidade, mas mantêm a privacidade internaFoto: André Cavalheiro / Divulgação
Ana Carolina Bolsson
ana.bolsson@zerohora.com.br


Um estar social amplo e bem distribuído faz parte dos sonhos de quem tem por hábito receber amigos. É o caso do jovem empresário dono deste apartamento com área total de 165 metros quadrados, no nono andar de um prédio novo no bairro Bela Vista, na Capital.
Com living medindo 62 metros quadrados, o gosto por reunir convidados para degustar destilados e fermentados se concretizou em forma de bar entre o hall de entrada e a churrasqueira, divindo o ambiente social ao meio. Foi ali que as arquitetas e irmãs Lisandra e Luana Mundstock, da Mundstock Projetos de Arquitetura, criaram um balcão em forma de U para guardar e expor todo o aparato necessário para os dias de festa.
– O apartamento tinha apenas o porcelanato bege do piso e a boca da churrasqueira. Aproveitamos a estrutura para fazer ali o bar, erguendo um balcão e incluindo uma pia de apoio – detalha Lisandra.
Revestida quase inteiramente em mármore carrara, a bancada atrai o olhar logo na entrada. O volume de linhas retas – com 3m de comprimento na frente, 2,30cm numa das laterais e 1m na outra – concentra duas adegas, sendo uma climatizada, para mais de 50 garrafas, e uma champanheira embutida.
A mesa de jantar (abaixo) tem tampo fino de vidro pintado de preto, de 1,40cm x 1,40cm. Ao redor, oito cadeiras Mademoiselle, de autoria do designer Phillipe Starck, – quatro brancas e quatro pretas – estofadas em couro ecológico e pés de policarbonato. No estar, a namoradeira e o sofá foram revestidos em veludo cinza e fendi, respectivamente, que norteiam a paleta de cores sóbrias.
Detalhamento aprimorado
O conceito geral da ambientação realizada no estar social segue a solicitada pelo proprietário: requintada, contemporânea e prática, com espaço para guardar tudo. Para isso, armários do lado interno da bancada organizam a louçaria e os apetrechos para atender tanto o bar quanto o jantar. 
Se a estrutura foi toda personalizada, o aprimoramento nos detalhes não podia faltar.
– Aplicamos uma borda em mármore carrara bem fina ao redor da churrasqueira, assim como na volta da lareira. É um detalhe, mas que dá uma sofisticada e um acabamento sutil ao ambiente – finaliza a profissional.
Sofisticação preservada
Na área íntima, o desejo do proprietário era por ambientes modernos, mas com detalhes elegantes. Com quase 20 metros quadrados de área, a suíte master foi projetada como um confortável quarto de dormir e também área de trabalho, em função da bancada em frente à cama. As roupas dele e da casa foram organizadas no terceiro dormitório, onde foi montado o closet.
O toque sofisticado fica por conta do painel da cabeceira de espelhos facetados até o teto, que cria interessante composição com a poltrona Gondola, de 1959, do designer Pierre Paulin.
Ainda no dormitório, as arquitetas projetaram painéis em laca em tom fendi sob a janela e atrás da TV. Além disso, desenharam uma bancada de trabalho com tampo de vidro e móvel em laca branca, arrematada por nicho aéreo de vidro encaixado na madeira. Na mesma parede, compõe o clima masculino o papel de parede listrado em branco e marrom. Um dos pontos mais detalhados é o projeto luminotécnico.
– No teto, projetamos rasgos para embutir a iluminação, o que dá um efeito moderno e clean, que não exige luminárias, pois as lâmpadas ficam escondidas – diz Lisandra.
O quarto do filho não precisava de muitos armários porque o menino mora com a mãe. Com 11,20 metros quadrados, a área precisava de ambientação alegre e espaço para acomodar a babá e um eventual amigo. Por isso, além da cama, há um sofá-cama.
Fonte:  Site Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário