A temporada de verão e feriados como Carnaval são uma grande oportunidade de colocar em prática os planos daquela viagem tão esperada. Satisfação para a família e para imobiliárias e proprietários que veem na temporada uma oportunidade para locar imóveis, gerar negócios e assim movimentar a economia do país. Fazer um bom negócios, tomar precauções e o panorama sobre o mercado de aluguel de imóveis no país foram alguns dos temas abordados na entrevista com Nicholas Spitzman, presidente do site AlugueTemporada, portal especializado neste segmento.
1) Quando se trata de aluguel de imóveis para temporada, qual o perfil de imóvel mais buscado e quais localidades vem sendo requisitadas?
O perfil dos imóveis são os segundos imóveis dos proprietários, sendo assim em sua maioria, imóveis que se localizam em cidades turísticas e que possuem fluxo de viajantes durante todo o ano. Litoral Sul e Norte de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis (SC), Balneário Camboriú (SC), Porto Seguro (BA), estão entre as localidades mais procuradas para a temporada.
2) O que é necessário para que o consumidor possa alugar um imóvel em datas como Carnaval, sem ter problemas posteriores?
Medidas simples podem evitar muitos mal entendidos e dores de cabeça no futuro. Em primeiro lugar, é muito importante que o viajante busque por um imóvel em um site confiável. Além disso, ele precisa ler e entender todas as regras do proprietário para o imóvel, checar como é feito o pagamento e analisar o contrato antes de fechar o negócio. É interessante também avaliar a localização do imóvel e guardar as fotos da propriedade, por precaução. É também muito importante verificar as recomendações dos usuários que já utilizaram aquele imóvel, para saber se as fotos correspondem de fato ao lugar, se o proprietário é confiável, se a casa é limpa e etc.
Nós procuramos ajudar os viajantes ao máximo, para que problemas sejam evitados. Contamos com processos internos contra fraudes, além de monitoramento contínuo com o objetivo de identificar qualquer risco ou problema com as propriedades anunciadas.
3) Da mesma forma, que precauções devem tomar o proprietário do imóvel?
Assim como o locatário, o locador (proprietário do imóvel) também deve se precaver. Nós indicamos que os proprietários exijam a assinatura de um contrato, para formalizar toda a negociação. Confira abaixo alguns itens que sugerimos incluir no contrato de locação:
1. Nome, endereço e qualificação do proprietário do imóvel e do locatário;
2. Endereço, localização e descrição do imóvel;
3. Data de chegada e data de partida do inquilino;
4. Valor do aluguel e método de pagamento;
5. Regras para animais de estimação;
6. Regras para uso do condomínio;
7. Regras para cancelamento e/ou devolução do imóvel;
8. Termo de vistoria, que deve constar as condições do imóvel.
4) Qual sua análise sobre o mercado de aluguel de imóveis para temporada no país, se comparado com anos anteriores?
O setor imobiliário, principalmente o voltado para aluguel, é um dos que mais cresce e gera empregos no país, apresentando uma média de crescimento em torno de 50% ao ano desde 2007 – de acordo com dados do IBGE. A expectativa é que o mercado continue crescendo ainda mais. Além disso, a aceitação por parte de locadores e locatários também só vem aumentando. Para se ter uma ideia, em 2012 tivemos um aumento de quase 25% no numero de imóveis cadastrados.
5) A internet é um agente facilitador para que o aluguel de imóveis tenha alcance global. Quais estratégias que a empresa utiliza para captar clientes estrangeiros e que resultados vem obtendo?
Os usuários brasileiros tem a possibilidade de buscar imóveis ao redor do mundo - as buscas agregam os mais de 700 mil imóveis disponíveis no grupo internacional HomeAway, do qual fazemos parte desde 2010. Os clientes estrangeiros têm acesso aos imóveis brasileiros através dos 19 sites globais do grupo, garantindo uma visibilidade internacional para seus imóveis. Outra estratégia que buscamos oferecer é um produto aos proprietários que é o Pacote Global. Com ele, o apartamento anunciado pelo proprietário em nosso site fica em destaque nos sites internacionais da HomeAway, facilitando a visualização dos clientes estrangeiros.
Fonte: Redimob
Nenhum comentário:
Postar um comentário