segunda-feira, 25 de março de 2013

Aluguel de imóveis residenciais aumenta 0,7% em fevereiro, diz Secovi-SP


Segundo pesquisa do Secovi-SP, a variação percentual acumulado nos últimos 12 meses, de março de 2012 a fevereiro de 2013, chegou a 8,39%


Os contratos de locação residencial assinados em fevereiro registraram variação média de 0,7%, em relação a janeiro de 2013, de acordo com pesquisa mensal do Secovi-SP (Sindicato da Habitação).
Já a variação percentual acumulada nos últimos 12 meses, de março de 2012 a fevereiro de 2013, chegou a 8,39%. O índice é superior à inflação oficial do período, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que totalizou 6,31%, mas ficou muito próxima dos 8,29% do IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado), indicador que corrige cerca de 90% dos contratos de locação.
“A nossa expectativa é que a variação do IGP-M e do valor dos contratos novos de locação residencial sigam em linha nos próximos meses”, afirmou o vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, Walter Cardoso. Segundo ele, isso pode estimular a negociação entre locador e locatário nos contratos em andamento.
Em fevereiro, os imóveis com maior acréscimo nos aluguéis foram os de 3 quartos, que subiram em média 0,8% (Getty Images)
Em fevereiro, os imóveis com maior acréscimo nos aluguéis foram os de 3 quartos, que subiram em média 0,8% (Getty Images)
“Até uns meses atrás, os contratos novos subiam muito mais, o que ‘prendia’ o locatário a contratos antigos. Com a mudança de cenário, pode ser interessante para o locador aceitar, em alguns casos, um reajuste menor que o IGP-M para manter um inquilino que paga em dia.”
Imóveis inflacionados
Em fevereiro, os imóveis com maior acréscimo nos aluguéis foram os de 3 quartos, que subiram em média 0,8%. Já aqueles com 2 dormitórios tiveram aumento de 0,7% e as residências de um quarto subiram 0,6% no mês.
O fiador foi o instrumento jurídico mais utilizado como garantia nos contratos de aluguel, tendo sido usado em 47% dos casos. O depósito de três aluguéis foi utilizado por quase um terço das pessoas, 32,5%, e o seguro-fiança, por aproximadamente um quinto das moradias locadas.
As casas e os sobrados foram locados num período médio entre 13 e 31 dias, enquanto os apartamentos demoraram um pouco mais. No último caso, o IVL (Índice de Velocidade de Locação), que mede em número de dias quanto tempo um contrato de aluguel demora para ser assinado, variou de 19 a 39 dias.

Fonte: InfoMoney

Nenhum comentário:

Postar um comentário