quarta-feira, 27 de março de 2013

Projetos residenciais apostam no retrofit para valorizar estrutura do imóvel




Quem lida com construção, arquitetura e decoração sabe muito bem que o Retrofit é um dos termos mais utilizados ultimamente. No Brasil, significa reformar, customizar, adaptar fazendo com que o imóvel seja utilizado novamente, com o conforto e padrões exigidos pelo cliente. Mas será que vale a pena fazer tudo isso ao invés de levantar um novo imóvel? 


O “Retrofit” tem sido amplamente empregado no sentido de renovação ainda mais que, no mundo da construção, a arte de retrofitar está diretamente ligada à preservação da memória e da história que o imóvel carrega. A principal motivação do termo é revitalizar prédios antigos e adaptá-los às tecnologias avançadas, preservando o patrimônio histórico e arquitetônico.
Em São Paulo temos três exemplos de imóveis que usaram o método de Retrofit: O Paulista 2028, Sesc Paulista e o Centro Empresarial de São Paulo. Os residenciais também apostam nesta técnica de modernização, como prédios no bairro de Higienópolis e do Centro. 


O advogado Guilherme Testa atribui justificativas para isso, como o aumento dos preços dos terrenos e da construção; diminuição extrema das áreas livres da cidade e valorização das estruturas em bairros tradicionais de São Paulo.

Fonte: Site Imóvel Class

Nenhum comentário:

Postar um comentário