sexta-feira, 15 de março de 2013

Casa octogonal tem janelas triangulares e cores exuberantes


"Uau, que casa incrível!" Foi o que Rod Parks, 56, pensou quando cruzou pela primeira vez, em 1997, em frente à casa octogonal que Betty Nicol e seu marido tinham colocado à venda.
Nessa época, Parks havia acabado de abrir a loja Inferno Retro, no centro da cidade de Kansas, no Missouri, para revender móveis de meados do século passado. Apesar de ter ficado curioso para conhecer a casa construída pelo legendário arquiteto Bruce Goff, ele não pensava comprá-la.

Casa de Rodney Parks, no Kansas, tem sala -e sofá- octogonal

Ele tem uma loja, na cidade, especializada em móveis modernos

A sala de música tem janelas triangulares

À esquerda, a cadeira foi projetada por Verner Panton e, à direita, uma cadeira-coração de 1958

A sala tem um sofá marshmallow de George Nelson, uma fotografia emoldurada de Art Miller e cadeiras de Gio Ponti

As cadeiras são da década de 50 e a luminária é assinada por Marcello Fantoni

A porta de vidro permite maior luminosidade

Rodney Parks e seu cão Ettore

O arquiteto autodidata morreu em 1982 aos 78 anos. Ele começou a sua aprendizagem de arquitetura aos 12. Posteriormente, foi diretor do programa de arquitetura da Universidade de Oklahoma.
Apesar de ter sido influenciado pelo trabalho de Frank Lloyd Wright, Goff desenvolveu seu próprio estilo exuberante, muitas vezes integrando elementos não convencionais, como tiras de celofane, penas de peru e peças de avião.
Com a casa, o plano de Goff era criar uma casa no estilo "favo de mel" unificador centrado em uma área de estar octogonal cercada por quartos em várias cores. A geometria da casa é tão ousada quanto suas cores.
Além dos quartos octogonais, existem telhas de revestimento hexagonais e uma piscina hexagonal. E triângulos por toda parte: nas janelas, armários de cozinha, pias de banheiro e até no box.
Quando pegou as chaves com os proprietários para uma visita rápida, Parks acabou ficando três horas na casa. "A casa me agarrou como nunca antes", conta. Ele pagou US$ 650 mil pela propriedade.

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário