quinta-feira, 14 de março de 2013

Após incêndio, casa envidraçada é reformada e ganha cômodos amplos


Clássico exemplo de casas de vidro modernistas Connecticut, a residência dos Fielden resistiu a um incêndio e se integra à paisagem

Jay Fielden, editor chefe da revista Town &Country, e sua esposa Yvonne Orteig Fielden, ambos com 43 anos, vivem em uma casa envidraçada cercada pela natureza em Wilton, Connecticut, nos EUA. Eles a compraram por US$ 900 mil em 2007 e gastaram oito meses com a reforma. Mas o caminho até aqui não foi fácil.


Quando apenas estavam se estabelecendo na casa, Jay perdeu o emprego como editor da revista Men Vogue. Foi quando ele notou que o período de crise econômica do mercado, iniciado com o colapso da empresa Lehman Brothers, havia atingido também sua vida.
Em outubro de 2010, quando o terceiro filho tinha chegado e ele estava longe do trabalho há um ano, um incêndio destruiu parte da casa. Somou-se a isso uma doença e a morte de seu pai.
A decisão mais dura foi reconstruir a casa, mas depois de meses morando com amigos e depois vivendo de aluguel, estava claro que era o melhor a ser feito.

O editor chefe da Town & Country, revista de turismo e lazer de luxo, posa em sua casa, na cidade de Wilton

Construída por James Evans, protegido de Louis Kahn, um dos grandes nomes da arquitetura mundial, a casa tinha um ar otimista e inovador. Mas tinha alguns problemas também: quartos minúsculos, materiais baratos e espaços de conexão estranhos.
Segundo Fielden, depois de haver perdido tanto, a vida é rica em um modo que não tem nada a ver com posses. "Se você se define pelo que você tem", diz, "quem é você quando perder tudo? Eu trabalho em um mundo onde as coisas materiais são soberanas. Não há nada de errado em gostar de coisas bonitas, mas elas podem começar a possuir você. Apesar de que foi uma lição dura, foi bom saber que a gente podia se manter sem isso".
Nem tudo foi perdido. Fielden conseguiu salvar metade de seus livros e peças de arte de Irving Penn e de suas crianças, assim como alguns móveis de família. Na mesa de centro, ficam dois livros de arquitetura: um de Richard Neutra, outro de Louis Kahn. Removendo o de cima, é possível ver a capa chamuscada do livro de baixo.
Depois de reconstruir a casa e renovar a cara da revista Town & Country, uma publicação de 167 anos ue fala de lazer e turismo de luxo, ele pode dizer que a casa nova, para a qual os Fieldens se mudaram no ano passado, é um projeto quase perfeito - aberto e leve, mas privado e seguro.

Além da vista e da luminosidade proporcionada pelas janelas de vidro, o destaque da sala fica por conta da mesa de bronze, feita com espadas. Os sofás são da Restoration Hardware

Colunas em tom mais escuro que os móveis definem os ambientes sem interferir na unidade da decoração

A cozinha está equipada com eletrônicos da marca Wolfe/Subzero. O contraponto fica por conta da poltrona adquirida em uma loja de descontos

Jay Fielden e sua mulher, Yvonne, com as crianças Eliza, Jack e Clara

A mesa dobrável da antes improvável Ikea alojada debaixo da escada deixa o espaço bem aproveitado

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário