sexta-feira, 22 de março de 2013

Plantas que já fizeram sucesso agora voltam aos jardins

Paisagismo também segue tendências; descubra as espécies de plantas que estão na moda

A moda segue tendências. Assim, a cada estação, algum modelo ou acessório vira hit e todo mundo começa a usar. Muitas vezes, cores e peças que já estiveram em alta em alguma época, voltam com tudo e tornando-se, mais uma vez, tendência. O mesmo se aplica à decoração – estilos se misturam e se entrelaçam numa dança entre passado e futuro. 

Reprodução


No paisagismo ocorre algo semelhante. "O paisagismo é cíclico. Existem plantas que não são mais usadas em projetos, outras que estão no auge, e outras que já foram tendência no passado e, hoje, voltaram à cena, muitas vezes usadas de forma diferente no projeto", explica a paisagista Erly Hooper. 

Um bom exemplo de planta que caiu em desuso, mas que agora retoma seu posto é a samambaia. "Muito usada nos anos 1970, principalmente as mais compridas, as samambaias ficaram um longo período sem ser especificadas nos projetos paisagísticos. De uns cinco anos para cá, elas voltaram ao cenários, porém sendo usadas em projetos de jardins verticais", conta Erly. 
Divulgação/Daniel Mansur


Outro exemplo de espécie que voltou a fazer parte dos jardins é a Dracena Pau D’água. Antes utilizada como adorno de mesas de escritórios e lojas, essa planta volta à cena, mas ganha espaço em vasos. "É muito comum vê-la em projetos de áreas condominiais, entradas de prédios, e em interiores bem iluminados, onde sua forma colunar, repleta de folhas, cria um detalhe interessante na decoração de ambientes contemporâneos", salienta a profissional. 

Muitas outras plantas que já tinham feito sucesso no passado voltaram a cair no gosto das pessoas, como a Cipó Imbé, Maranta e Cróton. Mas, como nem só de passado vive o paisagismo, novas espécies também aparecem como tendência. 
Reprodução


Esse é o caso da palmeira Bismarck. "Espécie de grande efeito ornamental, essa palmeira ainda é novidade no Brasil. É recomendada para parques e jardins espaçosos. Sua maior beleza está nas folhas azuladas, reunidas em forma de leque. Adapta-se bem a qualquer tipo de solo e é bastante tolerante ao sol. As sementes dessa palmeira não são produzidas no Brasil", esclarece. 

Além das idas e vindas das tendências, tem ainda aquelas plantas que já fizeram sucesso e hoje seguem esquecidas. É o que os profissionais de paisagismo chamam de ‘over’ do momento. "É o caso do pinheiro, por exemplo, que está em completo desuso. Mas como vimos anteriormente, é possível que daqui a algum tempo ele ressurja com força total", alerta. 

Opções para compor o jardim não faltam. Velhas e novas plantas também podem conviver em harmonia no mesmo projeto. Para deixar os ambientes mais bonitos e na moda, sem erre, o melhor ainda é procurar a ajuda de um especialista.


Fonte: Site Bonde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário