quarta-feira, 27 de março de 2013

Dez trabalhos artesanais e temáticos de Páscoa para inspirar na decoração de casa


Site Casa&Cia seleciona produtos entre as dezenas de peças enviadas por leitores


Dez trabalhos artesanais e temáticos de Páscoa para inspirar na decoração de casa Alina Nowacki Moura/Divulgação
Confeccionada pela artesã Alina Nowacki Moura, de Porto Alegre, sta guirlanda (28cm de diâmetro) tem coelhinhos em algodão cru, arrematada por cenouras em tecido e flores de fuxico com miolo de botão também forrado em tecidoFoto: Alina Nowacki Moura / Divulgação
Durante a semana passada, o Casa&Cia recebeu dezenas de peças artesanais temáticas de Páscoa. Entre as selecionadas estão cestas, guirlandas, móbiles, potes, caixas, jogos americanos e elementos meramente decorativos, mas todos com uma coisa em comum: coelhos.
A ideia do concurso cultural de Páscoa é inspirar quem ainda está planejando a decoração de casa e também divulgar o trabalho de quem nem sempre consegue exibir as suas criações. Confira abaixo e entre no clima!

A guirlanda de criação de Débora de Vargas Silva Sartori, de Nova Prata, e com 45 cm de diâmetro, foi produzida com técnica em tecido. os materiais utilizados são guirlanda capim, tecido peluciado, feltro, fita mimosa, botões, plumante, olhos móveis, fita palha, canela, placa de MDF e tinta. 

Esta peça feita para acondicionar chocolates e guloseimas, produzida por Andiara Porto Alegre, de Porto Alegre, foi confeccionada utilizando os seguintes materiais: um pote de alumínio, coelho e cenouras feitas em feltro com recheio de plumante e pespontados com linha de bordado, um laço de tecido de algodão, nariz de fuxico, botões (para os olhos do coelho), tudo colado com cola quente ao pote. A peça, que tem 22cm de altura, 15cm de largura e 10cm de profundidade, foi produzida com a técnica patchwork 3D e fuxico.


Este ninho ou enfeite de mesa feito pela artesã Aline K. S. Seefeldt, de São Lourenço do Sul, reaproveita pote de sorvete para a base. No acabamento, recortes e colagens feitas em E.V.A, espuma sintética muito utilizada para trabalhos manuais e escolares, formam uma coelha. Dimensões: 20cm de altura x 17cm de largura.


Estas caixas de papelão revestidas com tecido, de autoria da artesã Izabel Linden, de Taquara, tem viés e fitas no acabamento lateral e aplique na tampa de carinha de coelho confeccionada em feltro. Medidas das caixas: 22cm de diâmetro e 17cm de altura.

Este vidro produzido por Cristiane Meurer, Tupandi, uma analista contábil por formação, mas artesã de coração, teve o topo (uma simpática coelha) confeccionado em resina por meio da técnica biscuit. O vidro sextavado tem 18cm de altura e serve para guardar biscoitos, doces e balas.


O jogo americano com porta-talheres, produzido por Maria Lúcia Pereira, de Porto Alegre, foi feito com a técnica de patchwork, patchcolagem e bordados à mão, com destaque para o coelhinho dentro das xícara. A peça mede 44cm x 40cm.


O enfeite bullcoelho de feltro com ventosa, feito pela Fazendo Artes, de Janete Schneider e Bruna (mãe e filha), de Porto Alegre, pode decorar a janela de casa, do carro e também da porta da geladeira. O destaque da peça é a customização oferecida pelas artesãs. "Personalizamos a carinha do buldogue conforte a foto do filhote que a pessoa nos manda", explica Janete.

Produzida com a técnica patchwork, esta coelha decorativa (dimensões 50cm x 25cm) é de autoria da artesã Ruth Mary Rodrigues Nunes, de Farroupilha. Segundo ela, para confeccionar a peça, ela utilizada tecido em algodão, renda, fibra e penas de marabus, um tipo de cegonha.


Para fazer este casal de coelhos decorativos GG (com 90cm a 1m de altura), a artesã Ivete Cabral Almeida, de Encantado, utilizou estrutura de madeira, 50cm de tecido na cor de pele para os corpos, plumante para encher os corpos, arame número 16 para firmar as orelhas e botões para o acabamento dos olhos. Nas roupas, o que difere é o bordado inglês e as inúmeras flores de patch que decoram o colete dela.
Fonte: Site Zero Hora 

Um comentário:

  1. Boa tarde gostaria de ver valores da segunda guirlanda e do casal de coelhos sou de DOis Irmão rs

    ResponderExcluir