segunda-feira, 18 de março de 2013

Imóvel é sempre um investimento


Imóvel é sempre um investimento
Independentemente se a compra do imóvel é para morar ou alugar não deixa de ser sempre um investimento. Como um casamento, a maioria das pessoas não compra o imóvel pensando em separar ou se desfazer dele. Ao contrário. Mas de qualquer forma é preciso pensar no futuro e tomar cuidado para adquirir um bem, que, além de atender às suas necessidades, precisa ter liquidez.
É prudente considerar que a compra do imóvel também é um investimento, e, diferente de outros, o acesso ao valor investido pode não ser tão rápido se precisar. Nesta hora, um imóvel localizado, por exemplo, numa região com muita procura faz toda a diferença no ato da venda, que será rápida e por um bom preço. Isso significa que o imóvel tem liquidez.
Claro que nem todos podem adquirir um imóvel em uma região valorizada, pois o custo é proporcionalmente maior em relação ao valor do metro quadrado. Nesse aspecto pode não ser um bom negócio adquirir um imóvel numa localização muito valorizada, pois o preço elevado do metro quadrado limita seu mercado. Sendo assim, pense também na possibilidade de adquirir seu imóvel em áreas de crescimento e até aposte na revitalização de bairros que antes não entrariam em sua lista de interesse.
A revitalização de bairros, em algumas cidades no Brasil, pode ser uma boa oportunidade de investimento e moradia, pois segue uma tendência que já ocorreu em Buenos Aires, Nova York e Londres. Esse processo de recuperação urbana muitas vezes ocorre em regiões centrais, por causa da facilidade de acesso e até da proximidade com o local de trabalho; sendo assim avalie essa possibilidade e fique atento aos lançamentos de imóveis nesses bairros.
Outra meio é adquirir um imóvel usado e até bem localizado que precise de reforma; como normalmente é desconhecido o valor dessa obra, o imóvel pode ter um “desconto” maior do que o custo real para executar a restauração. Acaba sendo uma excelente oportunidade de investimento. Para fazer esse tipo de negócio é necessário da avaliação e do laudo técnico de um engenheiro ou arquiteto competentes.
Há também a opção de arriscar a compra de imóveis em leilões e até construir sua casa. Embora a possibilidade de lucro seja alta, os riscos também são; portanto não é a melhor saída para quem tem pouca experiência no assunto.
Mas se você não para de sonhar com o seu imóvel novo e não quer pensar em todos os aspectos que envolvem a compra, a dica é ficar atento ao seguinte:
Existe a possibilidade de você mudar de cidade a qualquer momento, por motivos profissionais ou outros?
Pensa ou deseja futuramente em adquirir um imóvel maior que acompanhe o crescimento da família?
Você é solteiro e está comprando o imóvel, mas pensa em casar ou constituir família?
Se você respondeu sim a qualquer uma das perguntas acima, por mais que deseje o imóvel dos sonhos, avalie bem como fazer esse investimento e se é o momento, afinal é um passo importante.
Foto: Vinicius Geraldes

Fonte: Viva Real 

Nenhum comentário:

Postar um comentário