quinta-feira, 21 de março de 2013

Soma de estilos cria condomínio com ares surreais na Inglaterra


Batizado de "Comunity in a Cube", o condomínio inglês mistura estilos arquitetônicos

Um novo complexo habitacional se destaca no nordeste da Inglaterra. O condomínio, batizado de "Comunidade em um cubo" (ou Community In A Cube (CIAC)), chama atenção não só por ser o único ponto alto na paisagem, mas por misturar diversos estilos em construções aparentemente sobrepostas.


A circulação foi pensada para integrar áreas de convivência


O edifício segue normas de sustentabilidade


O CIAC tem 82 apartamentos


Para vencer a proposta, o grupo de arquitetos do Fashion Architecture Taste (FAT) lançaram mão destas estruturas sobrepostas. Além disso, o CIAC segue os princípios da ong "One planet living", com tratamento correto da emissão de carbono, reciclagem, transporte, materiais, consumo de água, entre outros.
"CIAC prova que um projeto habitacional altamente sustentável não tem que usar truques verdes em sua manga", diz Sean Griffiths, um dos membros do FAT.
O resultado foram 82 unidades de diferentes tipos, ocupando um plano inicial de distribuição. Recortes permitiram a criação de praças, áreas de convivência, jardins e diversas rotas de circulação.
Os apartamentos tem 2,7 m de pé-direito e amplas janelas, que permitem a entrada de luz natural e abrem espaço para apreciar a paisagem: o prédio fica em uma zona de revitalização portuária. Além de ser cercado por espaço público, os andares mais altos dão vista para a cidade.
Toda a construção é revestida de tijolos resistentes no exterior, que conferem uma cor acinzentada ao edifício. Em seu vão interior, as paredes são revestidas com paletes de madeira, que ganharam decoração ou plantas, irrigadas por água da chuva reciclada.
O projeto custou 11,8 milhões de libras, o equivalente a R$ 35,3 milhões.
O escritório é dirigido por três arquitetos britânicos: Sean Griffiths, Charles Holland and Sam Jacob.

O topo parece abrigar pequenas casas azuis

Um pub funciona na estrutura semelhante a um chalé no térreo

O edifício parece estar apoiado no teto do chalé

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário