Carros e eletroeletrônicos cresceram entre as preferências dos consumidores graças ao IPI reduzido
Entre as 13 prioridades de consumo para 2013, a reforma da casa fica na liderança para 23% dos brasileiros. A pesquisa realizada pela Fecomércio-RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro), junto com a Ipsos, revela que essa é a prioridade, principalmente, para as classes sociais AB e C.
Um quarto dos pertencentes das classes AB e 23% dos da classe C responderam que priorizam a reforma do imóvel. Já as classes DE dão preferência para a aquisição de eletrodomésticos. Em relação ao ano de 2012, a reforma da casa também estava na liderança, porém, com 28% da preferência.
Para o economista da Federação, Christian Travassos, o IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) reduzido para material de construção colabora para manter a reforma como prioridade mais citada. Além disso, “há novas linhas de financiamento no mercado para aquisição de material de construção”, explica.
IPI
Ainda com o auxílio da desoneração do IPI, a prioridade de adquirir um veículo foi citada por 14% dos entrevistados, sendo que, em 2012, este percentual foi de 11%, seguida por eletroeletrônico, com 12%, ante os 10% registrados no ano passado. Os responsáveis pela alta foram os brasileiros das classes C e DE, que revelaram maior interesse nesses produtos de um ano para outro.
Ainda com o auxílio da desoneração do IPI, a prioridade de adquirir um veículo foi citada por 14% dos entrevistados, sendo que, em 2012, este percentual foi de 11%, seguida por eletroeletrônico, com 12%, ante os 10% registrados no ano passado. Os responsáveis pela alta foram os brasileiros das classes C e DE, que revelaram maior interesse nesses produtos de um ano para outro.
Confira abaixo quais foram as preferências dos brasileiros:
Prioridades de Consumo para 2013
| ||||||||
Tipo de consumo
|
Ano de 2013
|
Ano de 2012
| ||||||
Total (%)
|
AB (%)
|
C (%)
|
DE (%)
|
Total (%)
|
AB (%)
|
C (%)
|
DE (%)
| |
Reforma da casa
|
23
|
25
|
23
|
19
|
28
|
24
|
28
|
31
|
Vestuário
|
17
|
21
|
17
|
12
|
17
|
16
|
20
|
9
|
Eletrodomésticos
|
16
|
15
|
13
|
27
|
17
|
10
|
17
|
25
|
Carro
|
14
|
18
|
15
|
7
|
11
|
22
|
10
|
1
|
Eletroeletrônico
|
12
|
11
|
13
|
8
|
10
|
9
|
12
|
7
|
Imóvel
|
11
|
11
|
11
|
10
|
11
|
17
|
10
|
6
|
Nenhuma
|
2
|
2
|
1
|
1
|
3
|
1
|
2
|
6
|
Educação
|
1
|
2
|
1
|
1
|
1
|
2
|
1
|
0
|
Móveis
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
0
|
2
|
1
|
Motocicleta
|
1
|
1
|
0
|
2
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Construção da casa
|
1
|
0
|
1
|
0
|
1
|
1
|
0
|
1
|
Abrir negócio próprio
|
1
|
0
|
1
|
1
|
0
|
0
|
0
|
0
|
Alimentação
|
0
|
0
|
0
|
2
|
1
|
0
|
1
|
2
|
Viajar
|
0
|
1
|
0
|
0
|
1
|
2
|
0
|
0
|
Não sabe/Não respondeu
|
23
|
20
|
23
|
31
|
19
|
17
|
17
|
24
|
Fonte: Fecomércio-RJ/Ipsos
|
Fatores
O levantamento também mostrou que o preço e a qualidade dos produtos são fatores que influenciam na hora da compra, com 75% e 59%, respectivamente. A opção “facilidades no pagamento”, porém, foi a que mais cresceu, registrando aumento entre todas as classes sociais e passando de 9%, em 2012, para 16%, neste ano.
O levantamento também mostrou que o preço e a qualidade dos produtos são fatores que influenciam na hora da compra, com 75% e 59%, respectivamente. A opção “facilidades no pagamento”, porém, foi a que mais cresceu, registrando aumento entre todas as classes sociais e passando de 9%, em 2012, para 16%, neste ano.
Fonte: InfoMoney
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