sexta-feira, 31 de maio de 2013

Em 12 meses, inflação do aluguel tem alta de 6,22%

Na comparação com o mês anterior, IGP-M apresentou estabilidade, com variação de 0,15%


Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) registra uma elevação de 6,22% nos últimos 12 meses. No acumulado desde janeiro de 2013, a alta foi de 0,99%. Em abril e maio, o índice apresentou uma variação estável de 0,15%. O levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostra que o indicador utilizado como base de cálculo nas renovações dos contratos de aluguel (com variação anual) foi menor do que em abril, quando havia alcançado 7,3%.
Esse resultado foi puxado pelo Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), um três componentes do IGP-M, com variação de -0,3% ante -0,12%. Colaboraram, principalmente, para esse recuo mais expressivo os alimentos in natura (de 6,19% para -1,11%) .
No subgrupo índice de matérias-primas brutas, já há sinalizações de recuperação dos preços. A taxa ficou negativa em 0,77%, mas em abril tinha apresentado queda mais intensa (-1,20%). Entre as principais influências estão a soja (de -5,49% para 3,11%); o milho em grão (de -10,21% para -7,96%) e o arroz em casca (de -5,48% para 2,6%).
Em sentido oposto caiu o ritmo de alta do minério de ferro (de 8,33% para 5,13%); no caso da laranja, o crescimento foi negativo (de 0,6% para -16,06%); o mesmo foi constatado em relação à mandioca (de -1,96% para -7,33%). Nos demais componentes do IGP-M ocorreram aumentos na média dos preços, mas com menor intensidade no caso do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que passou de 0,60% para 0,33%. O principal motivo foi a perda de velocidade na correção dos alimentos (de 1,26% para 0,36%)
O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) saltou de 0,84% para 1,24%.Ocorreram avanços tanto no custo da mão de obra (de l,55% para 1,88%) quanto no grupo de materiais, equipamentos e serviços (de 0,5% para 0,56%). Contratar um pedreiro neste mês de maio ficou em média 1,99% mais caro, ante um aumento anterior de 1,3%.

Fonte: Pense Imóveis 

Proteja seu animal de estimação contra perigos do jardim

Plantas tóxicas podem causar problemas de saúde aos bichos e até mesmo levá-los ao óbito
Quem gosta de ter um jardim bem cuidado em casa fica arrepiado só em imaginar o bicho de estimação arruinando toda a grama. Horas e horas dedicadas à jardinagem e, em minutos, o cachorro resolve cavar a terra e destruir todo o visual. Já imaginou?
Evite que os bichos de estimação comam plantas, pois elas podem ser tóxicas a eles (Fotos: Thinkstock)
Apesar de parecer um desastre ter o jardim desfeito pelos animais, são os pets quem mais sofrem com a bagunça provocada por eles mesmos – além das flores, é claro. Plantas tóxicas e espinhosas podem causar doenças e, algumas vezes, até a morte dos bichinhos.
Plantas como Comigo-ninguém-pode, Coroa de Cristo, Copo de Leite, Bico de Papagaio, Unha-de-gato, Aloe Vera (babosa), Tremoço, Tulipa, Samambaia, Azaleia, Chapéu de Napoleão, Espada de São jorge, Jasmin e Lírio da Paz estão na lista das que podem causar problemas desaúde aos animais.
“Algumas plantas causam alterações gastrointestinais, outras dermatites e algumas, como a erva-do-rato, pode causar até mesmo a morte súbita”, alerta Janaína dos Reis, médica veterinária da Mister Vet Centro Veterinário.
Ao planejar a jardinagem, dê preferência para os adubos naturais, caso tenha animais em casa
Determinados adubos também podem ser extremamente tóxicos, como é o caso da Torta de Mamona, de acordo com a profissional. “Quem tem pets em casa deve dar preferência a adubos naturais, pois os que são à base de substâncias químicas são mais perigosos, podendo causar quadros hemorrágicos”, diz Janaína.
“A ingestão de terra pode causar tétano, salmonelose e botulismo”, afirma a veterinária. Ao saber disso, o proprietário que quiser ter jardim em casa tem que evitar que seu animal de estimação coma este tipo de substância.As mantas colocadas por baixo da grama, segundo a veterinária, são tóxicas, portanto é preciso evitar que o animal encontre uma oportunidade de comê-las. Plantas espinhosas também apresentam perigo. “Se o pet estiver correndo e bater em um arbusto com espinhos, pode lesionar os olhos”, lembra a profissional.
“Animal cansado é animal feliz”, enfatiza Janaína. A veterinária afirma que os animais não vão ter disposição para destruir nada se estiverem felizes. A dica da especialista é investir a energia dos bichinhos em passeios, brincadeiras e outras atividades positivas, assim eles estarão cansados demais para arruinar o jardim.
Primeiros sinais de intoxicação por plantas são: vômitos, diarréia e salivação
Piscinas - Algumas casas têm piscinas perto do jardim, portanto colocar uma proteção sobre elas também é uma atitude sensata para que não ocorra um acidente com animais e crianças. “Existem alguns modelos disponíveis no mercado que cobrem este ambiente e é possível, dependendo do peso, até mesmo andar sobre tal cobertura”, diz a veterinária, que também aconselha como opção de precaução utilizar cercas em volta deste espaço.
Para proteger o jardim para que o animal não o estrague, o paisagista Carlos Lopes sugere colocar uma cerca viva no local, com espécies que não sejam tóxicas aos bichinhos. “Plante mudas em fileiras, uma do lado da outra na distância de cerca de 30 centímetros, para que elas, ao crescerem, façam um fechamento vegetal”, orienta o profissional.
Fonte: Zap Imóveis 

Suvinil traz dicas de decoração para o ambiente de trabalho de quem faz Home Office



Os avanços da tecnologia, a economia de tempo dos profissionais no deslocamento de casa para a empresa e a redução de custos são alguns fatores que têm colaborado com a concretização de uma tendência cada vez mais forte: o Home Office. Pensando nisso, a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da BASF e líder no segmento Premium, apresenta aqui algumas dicas de como é possível compor um ambiente profissional e confortável dentro de casa.

A diversificada gama de profissões e rotinas de trabalho resulta em diferentes perfis de profissionais e também de necessidades. A primeira dica para decorar o escritório dentro de casa é pensar em quais necessidades precisam ser atendidas. Para aqueles que possuem fluxo intenso de trabalho e vivem sob pressão, vale apostar no azul. “Tons mais claros, como o Geleiras e o Azul Bebê, da Suvinil, transmitem paz e tranquilidade para quebrar a agitação desse tipo de rotina. Tonalidades mais escuras, como o Baile de Máscaras e o Beija-Flor, podem ser aplicadas nos detalhes, já que enfatizam a sabedoria, a prosperidade e o trabalho”, inidca Ana Kreutzer, Designer de Cores da Suvinil.

O cinza é uma tendência muito forte na decoração, e combina com ambientes profissionais. Além disso, um espaço equilibrado por essa tonalidade ajuda na resolução de conflitos e na concentração. As cores Chalé do Campo, Nevoeiro, Patativa, Ânfora de Prata e Carvão são algumas opções da Suvinil para as paredes. Para complementar a decoração e quebrar a sobriedade desses tons, uma dica é escolher objetos em cores vivas, e até mesmo aplicar o Vermelho Ácido ou o amarelo Mostarda Americana em uma parede menor.

A combinação entre tons neutros e cores vivas estimula a criatividade e a criação. Ideal para ampliar espaços pequenos, Os off white e pastéis  neutros são apostas fortes para ambientes profissionais. Em conjunto com objetos, livros e quadros coloridos, esses tons nas paredes propiciam uma atmosfera perfeita para o processo de criação e concentração.


Fonte: Info Móveis 

Designer francês desenvolve técnica de dobradura em madeira; veja fotos

o designer francês Antoine Tesquier Tedeschi, da empresa Hu2, desenvolveu uma técnica para cortar e dobrar tábuas de madeira bétula, tornando-a flexível.
Essa flexibilidade possibilitou a criação de peças funcionais como relógios, cabideiros e porta-lápis.
A linha de objetos chama-se Woodflex.
Segundo Tedeschi, apesar de usar madeira, todo o processo de trabalho é feito para reduzir os desperdícios e todos os produtos são embalados em papel Kraft 100% biodegradável.
Conheça mais em www.hu2.com

Porta canetas montado

A peça faz parte do portfólio do designer francês Antoine Tedeschi

Para montar, basta seguir as instruções

O relógio faz parte da linha de objetos decorativos WoodFlex

A madeira bétula é cortada a laser

O cabide é um dos itens mais interessantes

Apesar da 'consistência' do material, a resistência da madeira aliada a dobradura deixam o material forte para segurar um casaco

Fonte: Folha de S. Paulo 

Sobre as ondas

Base neutra revisita a estética do surfe como conceito em área social alinhada


Sobre as ondas André Bastian,Divulgação/André Bastian,Divulgação
A iluminação, embutida no teto rebaixado com gesso, tem lâmpadas PAR 20 de foco no estar e no jantar, onde impera pendente.Foto: André Bastian,Divulgação / André Bastian,Divulgação
Das cores às formas e materiais, as escolhas são surpreendentes neste projeto de apartamento em Gravataí. Isso pelo fato de o surfe ter sido o conceito escolhido, tema que remete a cores vivas e estampas florais havaianas. A anos-luz do padrão óbvio, a estética urbana resultou na nova morada de um empresário de 40 anos, com atuação profissional no ramo do surfe e hobbies de domar ondas pelo mundo e dedilhar o violão no aconchego do lar.
O proprietário deste imóvel com área social de 25 metros quadrados vive na intimidade em meio a tons de cinza, preto, branco e madeira.
– Fiz uma proposta de usar o surfe como conceito, com a "pegada" de cidade nos tons cinza e amadeirados, com a prancha usada como obra de arte – explica o autor do projeto, arquiteto Rafael Kroth.
Planejada para montar guarda junto à porta de entrada, a prancha long board de quase dois metros de altura marca o território. E não é porque tenha sido liberada da função de deslizar sobre as ondas (na hora de se equilibrar no mar, ele prefere prancha menor) que não mereça regalias do aficionado: o seu dono a dispôs com cuidado em um suporte para não danificar o equipamento.
– Este projeto foi um dos meus preferidos porque o proprietário trazia muitos elementos – revela, sobre o processo de criação, o titular do escritório Rafael Kroth Arquitetura, ao comentar que as viagens do cliente para praticar surfe renderam fotos que foram adotadas pela proposta, emolduradas para personalizar o espaço.
Proposta autoral e agilidade
Claro que o seu prazer por receber amigos também determinou escolhas: ao lado do sofá de três lugares foram dispostos módulos espelhados, desenhados por Kroth com 50cm de altura e profundidade e 60cm de largura para acomodar os equipamentos de bar e servir de apoio curinga. Igualmente versáteis são o banco do jantar e o pufe, misto de mesa de centro e apoio para os pés na hora de curtir a TV de 42 polegadas – que pode ser vista também do jantar, graças ao braço articulado.
Para ampliar o espaço e fugir do recurso de colocar quadros em mais uma parede, o arquiteto apoiou no chão um espelho que duplica a mesa de refeições. No lado oposto do ambiente, o tom dramático fica por conta da cortina negra de linho (página ao lado) – mais um elemento surpreendente.
Vale fazer referência a aspectos práticos: entre desenvolvimento e execução do projeto, o arquiteto despendeu apenas 60 dias no apartamento zero quilômetro. Para cumprir a agenda, a compartimentação foi mantida e combinado mobiliário desenhado por Kroth com peças de pronta entrega sobre o piso de porcelanato que remete ao concreto.
Observe a solução bicolor: "Para dar uma diferenciada, as portas foram pintadas de branco, deixando só a guarnição na cor amadeirada entregue pela construtora", conta o arquiteto Rafael Kroth.
Entre os elementos de marcenaria desenhados pelo arquiteto, o aparador com gaveteiros tem a função de guardar controles e DVDs perto do aparelho de TV
Fonte: Zero Hora 

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Veja dicas para manter o banheiro organizado

Definir locais específicos para guardar cada grupo de objetos é uma boa alternativa para deixar o ambiente arrumado


Seguindo algumas dicas fáceis, é bem possível ter um banheiro sempre organizado. Uma das regras mais importantes é definir um lugar apropriado para cada coisa. O armário, por exemplo, pode ter gavetas específicas para que cada morador guarde seus itens de higiene. Aqui estão outras sugestões:
banheiro-lavabo-organizado

1. As gavetas do banheiro podem ficar extremante bagunçadas se forem deixadas de lado. O aconselhável é usar caixas de madeira e bandejas para categorizar os diferentes itens. Existem inúmeros produtos de diferentes formatos e tamanhos que podem ser combinados e ajustados para qualquer tipo de gaveta.  Algumas bandejas, inclusive, são giratórias e facilitam na hora de procurar alguma coisa. 

2. Se você tem em seu banheiro um armário embutido na parede, retire os itens que não pertencem a esse local, como medicamentos (que podem ser afetados pela umidade e calor). Para obter ainda mais espaço, a dica é colar uma lâmina de aço galvanizado na parede do fundo do armário com adesivo de construção e usar ganchos magnéticos para pendurar tesouras e espelhos. 

3. Para guardar pequenos itens, como elásticos de cabelo e grampos, use pequenos potes plásticos com imã no fundo. Copos transparentes podem ser usados para organizar cosméticos e pinças e também dão mais espaço para guardar itens maiores, como escovas e pastas de dente.

4. Uma boa solução para os armários instalado embaixo da pia são bandejas que deslizam para fora, como as usadas na cozinha, para objetos variados. Separe em cestas os itens que são usados ao mesmo tempo, como produtos de cabelo ou de barbear, assim eles podem ser facilmente puxados para fora e guardados quando necessário. Para pendurar secadores e chapinhas, é interessante colocar ganchos na parte interna das portas. Os rolos de papel higiênico podem ficar perto do vaso, guardados em vasos cilíndricos, altos e transparentes.

5. Próximo ao chuveiro ou banheira, instale prateleiras, como as de hotéis, para as toalhas limpas e dobradas. Atrás da porta do banheiro, tenha no máximo três barras para pendurar toalhas molhadas.

6. Se você esta reformando o banheiro, uma cavidade de aproximadamente oito centímetros na parede se transforma em uma ótima prateleira com bastante espaço para todos os seus produtos, decantados em vasilhames plásticos.
Fonte:Pense Imóveis

Pop Religioso faz milagre na decoração; veja dicas

Mix de crenças dá um toque moderno e arrojado a ambientes dentro da sua casa


Concentrar objetos em um só lugar pode ser uma saída para enfeitar o ambiente sem passar dos limites, recomenda especialista (Fotos: Les Maries)

Ter objetos de devoção em casa, independentemente de crença ou religião, virou moda, principalmente, em períodos como este, que celebra-se o Corpus Christi.
Inspirado no movimento “Pop Art”, o chamado pop religioso ganha fama entre amantes de decoração, com peças e artigos que estão lista na dos mais procurados em lojas.
Salas, quartos, escritórios e outros cantinhos ganham objetos inspirados nas mais diversas crenças. São almofadas, luminárias, quadros, velas e imagens que reproduzem religião com design moderno e cores marcantes, sempre com o intuito alegrar e descontrair o ambiente.
“Como os cantinhos de fé estão cheios de design e cores, essa moda conquistou muitos seguidores”, explica Dodi Melro, empresária do ateliê Les Maries. Segundo ela, “até mesmo quem não é muito devoto ou inclinado à religião acaba virando um pouquinho mais crente por conta da decoração”.
Já existem almofadas, luminárias, quadros, velas e imagens que reproduzem religião com design moderno e cores marcantes
Fique atento aos 5 passos para aderir à onda Pop Religiosa:
1- Um cantinho religioso – concentrar objetos em um só lugar pode ser uma saída para enfeitar o ambiente sem passar dos limites e transformá-lo em um santuário.
2- Cores fortes e design arrojado – aposte em peças com tons chamativos para deixar o local com um aspecto mais decorativo. Afinal, o pop religioso não é formado de santos à moda antiga, e sim por objetos modernos e arrojados.
Outra dica é fazer um mix de religiões, com santos, orixás, budas e anjos, em um só ambiente
3 – Mix de religiões – santos, orixás, budas e anjos. Tudo junto e misturado em um só ambiente pode ajudar a trazer energias vibrantes e descontrair.
4 – Abstrato nas paredes – quadros e adesivos são aliados de quem quer aderir a essa moda sem ocupar muito espaço. Desenhos abstratos são uma forma de misturar o popular com o moderno.
Os cantinhos de fé estão cheios de design e cores, diz especialista
5 – Aproveite quadros, imagens e outros objetos religiosos antigos, colocando-os em molduras diferentes ou enfeitando-os com fitas. Essa repaginada moderna vai trazer vida e proteção ao ambiente.
Fonte: Zap Imóveis 

Virei síndico. E agora?

Para esclarecer o papel do síndico, a Guarida Imóveis dá dicas de como exercer da melhor forma essa função. “É importante lembrar que o síndico não fica apenas buscando soluções para as situações. Esse profissional precisa estudar e conhecer os componentes da edificação, planejar ações e traçar um plano para o condomínio”, alerta o diretor de Condomínios da Guarida Imóveis, Newton Nunes.
O síndico é o responsável pelo condomínio. É ele que, eleito pelos moradores, vai cumprir e fazer cumprir as condições da convenção, do regimento interno e das deliberações das Assembleias Gerais.
Também é função dele ordenar reparos e efetuar pagamentos de despesas extraordinárias; convocar as assembleias e representar o condomínio em juízo nas matérias de sua alçada. A administradora serve de amparo e suporte na gestão.
De acordo com Nunes Nunes, em função das inúmeras demandas e com especificações técnicas, acentuou-se a necessidade de profissionalização na gestão dos condomínios. “A expertise da administradora é fundamental para ir além das obrigações e realizar os compromissos com responsabilidade e excelência”, constata o diretor.
“É essencial que o síndico aproveite as ferramentas que possui para trabalhar, como as assembleias, que são importantes para reunir os condôminos e discutir as questões que abrangem o condomínio”, conclui Nunes. Na ocasião, ele tem a oportunidade de ouvir cada morador e debater as soluções e melhorias que forem apresentadas.
Confira as dicas da Guarida Imóveis para o novo síndico:
Check-up
Faça um “check-up” do que terá pela frente, levando em consideração a situação financeira do condomínio, os processos judiciais ou problemas estruturais do prédio. É importante conhecer o funcionamento da antiga manutenção, o histórico dos moradores, a prestação de contas da gestão anterior para identificar falhas e oportunidades de melhoria.
Conhecimento
Informe-se sobre os direitos e deveres e a responsabilidade civil e criminal inerente ao seu novo cargo.
Transparência
Seja honesto com os prestadores de serviços e com os moradores, atuando com transparência na prestação de contas. Divulgue com coerência o saldo bancário, o demonstrativo de receitas e despesas, a inadimplência e tudo o que envolver as finanças dos condomínios.
Atenção
Preste atenção em tudo que diz respeito ao condomínio, desde reformas até pequenos reparos.
Fonte: Imóvel Class

Contrato de gaveta: um risco que deve ser evitado

Prática pode ocasionar problemas, como venda do imóvel pelo proprietário antigo e penhora por dívida.

Uma prática arriscada, mas que ainda é muito comum no Brasil, pode trazer sérios danos a saúde financeira do consumidor. O contrato de gaveta é considerado irregular pela Caixa Econômica Federal, e ainda é o responsável por diversos processos judiciários.
Na negociação de um imóvel, muitos consumidores ainda adotam esta prática, onde as cláusulas da negociação não são colocadas no papel e assinadas no cartório, mas são apenas combinadas entre as partes envolvidas. De acordo com o portal Direitonet, o “Acordo particular realizado entre o mutuário que adquiriu o financiamento com o banco e um terceiro, traz riscos evidentes. Entre outras situações, o proprietário antigo poderá vender o imóvel a outra pessoa, o imóvel pode ser penhorado por dívida do antigo proprietário, o proprietário antigo pode falecer e o imóvel ser inventariado e destinado aos herdeiros”. 
Julgamentos
Embora o contrato de gaveta não tenha validade perante a lei, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) tem reconhecido a possibilidade da realização deste tipo de contrato, uma vez que considera legítimo que o cessionário do imóvel financiado discuta em juízo as condições das obrigações e direito assumidos no referido contrato. Isto é reforçado quando há maneiras de comprovar o pagamento de todas as prestações previstas no contrato. 
Seguro habitacional 
De acordo com o portal Direitonet, “exigido pelo SFH, o seguro habitacional garante a integridade do imóvel, que é a própria garantia do empréstimo, além de assegurar, quando necessário, que, em eventual retomada do imóvel pelo agente financeiro, o bem sofra a menor depreciação possível”. 
Para finalizar, a publicação ressalta a importância dos contratos serem feitos de acordo com a lei. “Diante dos riscos representados pelo “contrato de gaveta”, o melhor é regularizar a transferência, quando possível, ou ao menos procurar um escritório de advocacia para que a operação de compra e venda seja ajustada com o mínimo de risco para as partes contratantes”. 

Fonte: Red Imob

12 condomínios com áreas de lazer inusitadas

Veja algumas áreas que você não esperava encontrar dentro de um condomínio, como shoppings, boliche, marinas e escolas


Atracadouro de iates do condomínio Residencial Reserva Camboriú Yacht %26 Golf

Lazer para poucos

São Paulo – Para atrair mais compradores - e conseguir salgar um pouquinho mais os preços dos imóveis -, construtoras têm inovado cada vez mais na infraestrutura dos seus condomínios. Piscinas, salões de festa e quadras poliesportivas viraram itens banais. Os diferenciais agora passaram a ser nada mais nada menos do que shopping centers, hípicas, marinas, campos de golf e outros itens que definitivamente não costumam ser encontrados dentro de um condomínio.
Confira a seguir 12 itens inusitados de condomínios-clubes que praticamente dispensam a necessidade dos moradores de sair de casa. 
Marina do condomínio Marina Beach Towers, na Barra Sul, no Baleneário Camboriú, em Santa Catarina

Marina

Valor do imóvel: R$ 2,5 milhões (unidade de 385 m²)
Taxa de condomínio: R$ 1 mil 
O condomínio Marina Beach Towers fica na Barra Sul, no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Ele possui uma marina exclusiva, com serviço de colocação e retirada da embarcação no mar, limpeza de embarcações e manutenção de carretas, tudo incluído na taxa condominial de mil reais. O condomínio também tem serviços como concierge, central delivery, arrumadeira, personal trainer, serviço de toalhas, monitores para crianças, cabelereiro e manicure, massagista, marinheiros e lavanderia. 
Fachada Shopping Cidade Jardim

Shopping

Valor do imóvel: Como as unidades já foram todas entregues, o valor pode variar muito de acordo com o preço fixado por cada proprietário. 
Taxa de condomínio: R$ 2.947,96 (unidade de 256 m²) 
O terreno de 72 mil m² do condomínio Parque Cidade Jardim inclui não só o Shopping Cidade Jardim, como uma das maiors áreas verdes da cidade. São nove edifícios residenciais com apartamentos que variam de 237 m² a 1.885m². O projeto paisagístico conta três fontes clássicas e alamedas de palmeiras imperiais que formam jardins inspirados no Central Park. As fachadas dos prédios seguem referências da arquitetura clássica de Nova York. Para assegurar a privacidade dos moradores há uma entrada de serviço pela Marginal Pinheiros e uma entrada de moradores pelo bairro. Prestadores de serviços circulam por um pavimento do subsolo destinado exclusivamente para essa finalidade. Os elevadores são maiores e mais rápidos que os convencionais e em alguns edifícios há dois elevadores sociais e dois de serviço.
Parque do bairro Jardim das Perdizes, em São Paulo (SP)

Parque de 44 mil m² com ciclovia e pista de cooper

Valor do imóvel: R$ 1.390.400 (unidade tipo de 158 m², no bosque Araucária); R$ 1.976.200 (unidade tipo de 241 m², no Bosque Manacá)
Taxa de condomínio: Ainda não definida (imóveis estão previstos para serem entregues em dezembro de 2016).
Mais do que um condomínio, o Jardim das Perdizes, localizado na cidade de São Paulo, é um bairro planejado de 150 mil m² que possui 28 torres, sendo 25 residenciais, uma corporativa, uma comercial e um hotel. O empreendimento conta com um total de 30 itens de lazer, além de serviços como instalações para recarga de carros elétricos e híbridos, sistema de compartilhamento de bicicletas (bike sharing), internet sem fio no parque central e um centro de varejo com mix de lojas, como padaria, açougue, farmácia, pet shop e cabelereiro.
Haras do condomínio Kurumim, em Itu, município do Estado de São Paulo

Hípica

Valor do imóvel: Varia de acordo com a unidade. Uma casa no condomínio anunciada no portal Viva Real custa R$ 1,3 milhão. 
Valor do condomínio: R$ 490 reais
O condomínio Kurumim, localizado em Itu, no interior de São Paulo, possui uma hípica com tratadores e veterinários. O condomínio conta ainda com piscina, trilha ecológica, quadras poliesportivas, campo de futebol, quadra de tênis, ronda motorizada e salão de festas.
Imagem do supermercado St Marche do condomínio Habitarte

Supermercado St Marche

Valor dos imóveis: Preço médio do metro: R$ 11.615,00. Um estúdio de 41 m²  saiu por R$ 476 mil e um apartamento de 81 m²  saiu por R$ 940 mil (todas as unidades foram vendidas).
Taxa de condomínio: Ainda não definida.
O Habitarte conta com um supermercado St Marche exclusivo para os moradores. Localizado no Brooklin, bairro da capital paulista, o empreendimento tem projeto arquitetônico de Aflalo & Gasperini, paisagismo de Luis Carlos Orsini (premiado pelo paisagismo do Museu de Inhotim, em Minas Gerais), decoração de João Armentano e uma escultura dos irmãos Campana. Entre os serviços gratuitos do condomínio estão concierge bilíngue, TV Sky por um ano, manobristas e internet sem fio em toda a área comum. E o morador pode contratar à parte serviços de arrumação básica dos apartamentos, lavanderia, sapataria e costura, entrega de jornais e revistas nacionais e internacionais, manutenção e reparos, massagens, personal trainers, manicure/pedicure, recreação infantil, agendamento de terceirizados como babás e motoristas, entre outros. 
Escola maternal do condomínio Parque Residencial Aclimação

Escola maternal

Valor do imóvel: Como o empreendimento foi inaugurado em 1973, o valor das unidades pode variar muito. 
Valor do condomínio: R$ 1.100 
O Parque Residencial Aclimação, localizado no bairro da Aclimação, na capital paulista, foi um dos primeiros condomínios do tipo clube da cidade. Foi inaugurado em 1973, pela Construtora 
Albuquerque Takaoka, uma das pioneiras nesse tipo de empreedimento. A escola maternal do condomínio funciona desde a sua instalação e é mantida até hoje. Segundo José Roberto Graiche Júnior, vice-presidente da Graiche Condomínios, administradora do empreendimento, três gerações já passaram pela escola. "Filhos e netos de moradores que nasceram e estudaram na escola hoje também estudam lá", diz. 
Pista de boliche do condomínio Saint Martin

Boliche

Valor das unidades: R$ 980.000 unidade de 111 m² (informações de anúncio do portal Viva Real)
Taxa de condomínio: Não informado.
O condomínio-clube Saint Martin, localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, além de possuir uma pista de boliche, conta com diversos outros itens de lazer, alguns bem diferentes dos condomínios comuns. Entre eles, destacam-se a clínica de estética, o atelier das artes, biblioteca, mini horta, redário, biribol, sala de spinning, sala de musculação, sala de ginástica, sala de dança/ yoga, sala de artes marciais, sala de pilates, café, garage band, lan house, recreação, bar com mirante e mini pista de skate.
Campo de golfe do condomínio Reserva Camboriú Yacht e Golf

Campo de Golfe

Valor do imóvel: R$ 660.000 o terreno de 2.100 m² (só serão vendidos terrenos). 
Valor do condomínio: Estimativa inicial de R$ 900 reais (previsão de entrega para julho de 2013). 
O Condomínio Residencial Camboriú Yacht & Golf, em Camboriú, Santa Catarina, conta com um campo de golfe e um atracadouro de iates. O campo de golfe possui 6 buracos e é um tipo de campo denominado como “executive course”, alternando com buracos para três e quatro, o que significa que em três voltas é possível jogar 18 buracos distintos. Os moradores também contam com assessoria esportiva para o esporte, aluguel de carrinho, bar, vestiários e sanitários. O condomínio fica entre o Rio Camboriú e o Rio Pequeno e o atracadouro permite o acesso de embarcações de pequeno e médio porte. Também fazem parte das áreas comuns do residencial um centro de lazer com quadra de tênis e vestiários, piscinas externas e aquecida, salão de festas, espaço gourmet, salão de jogos, churrasqueiras, espaço fitness, saunas e área de descanso.
Heliponto do condomínio St. Barth Residence, localizado em Florianópolis (SC)

Heliponto

Valor do imóvel: Unidade de 1.700 m² de área total à venda por R$ 6,939 milhões (informações do portal Tique Imóveis)
Valor do condomínio: R$ 3.200 
Além de possuir um heliponto com capacidade para suportar aeronaves de até sete toneladas, o St Barth Residence, localizado em Florianópolis (SC), possui um bosque com trilhas ecológicas, mirante e orquidário de 38 mil m²; um clube náutico com deck flutuante para barcos de até 50 pés; quadra de tênis em saibro com tênis bar; playground; quiosque e espaço de lazer. E as unidades contam com um sistema de infraestrutura inteligente e são automatizadas com controle de segurança, climatização, internet rápida, TV a cabo, entre outros. 
Café Bistrô do condomínio Floripa Loft Juarez

Café e bistrô

Valor do imóvel: R$ 700 mil reais a unidade de 164 m² (informações de anúncio do portal Tique Imóveis)
Valor do condomínio: R$ 1.159
O café e bistrô do condomínio Floripa Loft Juarez Machado é integrado a uma galeria de arte, uma adega e uma charutaria. O empreendimento localizado em Florianópolis (SC) também possui salas de ginástica, salão de festas com bar, mezanino, espaço gourmet externo e bangalôs para tratamentos estéticos.
Adega do condomínio Las Ventanas, na Chácara Santo Antônio, em São Paulo (SP)

Adega

Valor do imóvel: R$ 755 mil (unidades de 105 m²; informações da Brookfield).
Valor do condomínio: Ainda não definido (empreendimento em construção com previsão de entrega para maio de 2014).
A adega do condomínio Las Ventanas é integrada ao salão de festas. Quando o empreendimento estiver pronto, a administração do condomínio definirá se a adega será usada pelos condôminos que alugarem o salão de festas, ou se ficará disponível para uso a qualquer momento. Localizado no bairro Chácara Santo Antônio, em São Paulo (SP), o condomínio possui também áreas de lazer como: espaço gourmet, brinquedoteca, sala de jogos juvenis, sala de estudos, lounge, fitness, spa, sauna, salão de jogos para adultos, salão de festas, churrasqueira com forno de pizza, playground, quadra de esportes, piscina para adultos, piscina infantil, solarium, espaço cão e horta.
Lago para barcomodelismo

Hot Zone

Valor do imóvel: R$ 447 mil reais (unidades de 91 m²).
Taxa de condomínio: Ainda não definida. 
O condomínio Jardim Park House, em Santo André possui não só uma Hot Zone (salão de jogos para adultos e crianças com fliperama), como outros itens inusitados como um gazebo com lago para barcos de controle remoto e uma pista para carros de controle remoto. A área comum do condomínio inclui ainda itens como: piscina, hidromassagem, SPA, quadra de futebol gramada, quadra de vôlei de areia, quadra de basquete, pista de cooper, cinema, vagas para visitantes, pilates, academia completa e área exclusiva para cachorros. 
Fonte: Exame.com