quarta-feira, 8 de maio de 2013

Granitos: para cada projeto, um tipo de acabamento

Para atender às diversas necessidades dos projetos arquitetônicos, pedras podem receber diferentes tipos de acabamentos

Mármores e granitos são pedras atemporais, que caem bem com qualquer tipo de decoração. Esses materiais levam sofisticação e elegância aos espaços e ajudam a caracterizá-los e personalizá-los, uma vez que podem passar por diferentes tipos de acabamentos. 

Marcelo Milagre, diretor da Directa Piedras, explica quais são essas possibilidades. "O acabamento polido é plano e normalmente lustroso. O levigado também é plano, porém, não reflexivo. Já o flameado, possui uma superfície rugosa e mais rústica. O jateamento produz um plano mais rugoso. E, por fim, o apicoado resulta em uma superfície também rugosa, mas com relevo de até vários milímetros". 

Divulgação
Neste projeto, o acabamento utilizado no mármore foi o polido, que é plano, lustroso, reflexivo e deixa o espaço mais sofisticado


As opções são muitas, por isso é importante saber onde e quando usar cada uma. A arquiteta Adriana Morávia ensina: "O acabamento polido é indicado em áreas internas. Seu aspecto liso e brilhoso é de fácil manutenção e deixa o ambiente mais belo. Eles caem bem em mármores e granitos colocados em escadas que, para ficarem mais seguras, podem receber ainda três frisos antiderrapantes ou uma faixa apicoada". 

A profissional prossegue com mais dicas. "O mármore ou granito levigado, pode ser usado em espaços externos ou internos, desde que a decoração seja mais rústica. Já as pedras jateadas, caem bem com todo tipo de decoração, desde que em áreas externas! O mesmo ocorre com as pedras flameadas, por causa de sua propriedade antiderrapante", destaca Adriana. 
Divulgação
Na lareira o mármore recebeu o acabamento apicoado, o que deixou a pedra com aspecto rugoso


Mármores e granitos apicoados também são utilizados em áreas externas, mas podem aparecer em ambientes internos. "Eles podem ser usado em detalhes como revestimento de lareiras, bancadas de lavatórios e em paredes com pontos de luz direcionados", aconselha a arquiteta. 

Adriana lembra ainda que "em escadas de áreas externas, acabamentos rústicos, como apicoado, jateado ou flameado, as tornarão mais seguras, menos deslizantes. Já para bordas de piscinas, geralmente escorregadias, é mais indicado o uso de pedras jateadas ou levigadas". 

Uma coisa todos os tipos de acabamento têm em comum: a beleza inerente ao mármore e ao granito. "Essas pedras possuem variedade de cores, principalmente claras, e desenhos. Caem bem com muitas decorações, tornam os espaços mais sofisticados e criam belas composições. Além, de valorizar e tornar único os ambientes", conclui Marcelo.


Fonte: Site Bonde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário