Tudo o que é importante saber para cuidar bem do seu animalzinho de estimação
A veterinária Marúcia de Andrade Cruz, que atende pets com sintomas de envenenamento ou ossos quebrados por acidentes, diz que boa parte dos casos seria evitável com algumas medidas.
Para prevenir quedas de janelas ou fugas, o único jeito é investir em redes de segurança, similares às usadas por quem tem criança pequena em casa. Dê preferência às telas com espaçamento de 5 cm x 5 cm para evitar que animais pequenos se prendam nos buracos.
Outra dica é não deixar soltas cordas como as de persianas ou de brinquedos. Os animais podem colocá-las na boca e engasgar ou engolir, obstruindo órgãos como o esôfago. O mesmo problema pode ocorrer com brinquedos com peças ou pedaços pequenos que se soltam.
Produtos de limpeza também devem preocupar donos de pets. O ideal é deixar as embalagens protegidas em armários e prateleiras altas. Além disso, é importante isolar os ambientes em que serão usados produtos como desinfetante e água sanitária e só liberar o espaço depois que o cheiro se dissipar.
Uma estratégia é repensar o tipo de produto de limpeza usado. Vinagre e limão são ótimos para tirar odores e higienizar superfícies, por exemplo. Sachês naturais de flores e ervas podem substituir desodorantes de ambiente mais tóxicos.
Além disso, bicarbonato de sódio e álcool são bons aliados na hora da limpeza. São atóxicos para os bichinhos e ainda ecologicamente corretos.
Reprodução/Shutterstock | ||
Receber bichos de estimação em casa requer cuidados como telas de segurança |
-
QUINTAL PARTICULAR
Plantas podem ser ótimas para os animais, mas fazer uma horta ou um jardim numa casa com pets merece atenção, indica a arquiteta e paisagista Caterina Poli.
Busque plantas que possam amassar e voltar ao formato original com facilidade, como a grama preta e o capim.
Outras opções são as plantas pontudas, mas sem espinho, que evitam que o animal se deite sobre ela e machuquem nariz ou olho, como a moreia e a íris.
Para a iluminação do jardim, evite lâmpadas expostas. Caso contrário o cachorro pode lamber o vidro e queimar a língua.
Pets e as plantas
PANO FORTE
Alguns materiais para a decoração são mais duráveis e facilitam a vida de quem tem animais.
Na hora de redecorar algum cômodo, a arquiteta Samia Sarayedine aconselha buscar tapetes de fibras sintéticas e móveis com estofado de couro ecológico, lona ou veludo cotelê.
Nas áreas que os pets utilizam para suas necessidades fisiológicas, o revestimento cerâmico no chão e nas paredes favorece a limpeza.
Além disso, casinhas, caminhas, cestos, arranhadores e brinquedos em geral desviam a atenção dos bichos dos seus móveis. Boa tática para preservá-los.
-
NA ÁGUA
Se está pensando em fazer um espelho d'água no jardim e possui cães que gostam de se molhar, como labrador e golden retriever, certifique-se de que o espelho seja raso e com rampa para eles entrarem e saírem.
Sigried/Reprodução/Wikimedia Commons-GFDL | ||
Certifique-se de que o espelho d'água em casa seja raso e com rampa para os cães entrarem e saírem |
-
DICA BARATA!
Caixas de papelão encontradas em supermercados se tornam bons arranhadores. É só cortar em formatos divertidos e deixar para os gatinhos gastarem suas unhas.
-
UM CANTINHO NO SOFÁ DA FAMÍLIA
Se a sua ideia não é trocar a decoração da casa, mas adaptá-la, a arquiteta Consuelo Jorge dá dicas. Para fazer uma capa para sofá, uma opção é trabalhar com lona, que funciona bem em um ambiente informal. Em uma decoração mais formal, a capa pode ser feita em sarja peletizada.
"Além disso, para animais pequenos pode-se deixar uma manta sobre o sofá", diz ela, segundo quem o dono deve restringir o pet a esse espaço. "Assim, ele não fica sujando o sofá inteiro." A vantagem é que a manta pode ser facilmente lavada e trocada ao longo do tempo.
Fonte: Folha de S. Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário