quarta-feira, 29 de maio de 2013

Virei síndico. E agora?

Para esclarecer o papel do síndico, a Guarida Imóveis dá dicas de como exercer da melhor forma essa função. “É importante lembrar que o síndico não fica apenas buscando soluções para as situações. Esse profissional precisa estudar e conhecer os componentes da edificação, planejar ações e traçar um plano para o condomínio”, alerta o diretor de Condomínios da Guarida Imóveis, Newton Nunes.
O síndico é o responsável pelo condomínio. É ele que, eleito pelos moradores, vai cumprir e fazer cumprir as condições da convenção, do regimento interno e das deliberações das Assembleias Gerais.
Também é função dele ordenar reparos e efetuar pagamentos de despesas extraordinárias; convocar as assembleias e representar o condomínio em juízo nas matérias de sua alçada. A administradora serve de amparo e suporte na gestão.
De acordo com Nunes Nunes, em função das inúmeras demandas e com especificações técnicas, acentuou-se a necessidade de profissionalização na gestão dos condomínios. “A expertise da administradora é fundamental para ir além das obrigações e realizar os compromissos com responsabilidade e excelência”, constata o diretor.
“É essencial que o síndico aproveite as ferramentas que possui para trabalhar, como as assembleias, que são importantes para reunir os condôminos e discutir as questões que abrangem o condomínio”, conclui Nunes. Na ocasião, ele tem a oportunidade de ouvir cada morador e debater as soluções e melhorias que forem apresentadas.
Confira as dicas da Guarida Imóveis para o novo síndico:
Check-up
Faça um “check-up” do que terá pela frente, levando em consideração a situação financeira do condomínio, os processos judiciais ou problemas estruturais do prédio. É importante conhecer o funcionamento da antiga manutenção, o histórico dos moradores, a prestação de contas da gestão anterior para identificar falhas e oportunidades de melhoria.
Conhecimento
Informe-se sobre os direitos e deveres e a responsabilidade civil e criminal inerente ao seu novo cargo.
Transparência
Seja honesto com os prestadores de serviços e com os moradores, atuando com transparência na prestação de contas. Divulgue com coerência o saldo bancário, o demonstrativo de receitas e despesas, a inadimplência e tudo o que envolver as finanças dos condomínios.
Atenção
Preste atenção em tudo que diz respeito ao condomínio, desde reformas até pequenos reparos.
Fonte: Imóvel Class

Nenhum comentário:

Postar um comentário