sexta-feira, 24 de maio de 2013

Criatividade com um ambiente estimulante e inovador


Projeto de interiores para empresa de arquitetura em Porto Alegre aposta em cor e estética inusitada para efeito impactante


Criatividade com um ambiente estimulante e inovador Carlos Edler/Divulgação
Transformação ocorreu nos 270 metros quadrados de uma construção de dois andares e com fachada de vidro localizada no bairro São João, em Porto AlegreFoto: Carlos Edler / Divulgação
Quem vive da criatividade precisa de um ambiente estimulante e inovador. Foi essa a premissa que conduziu o projeto de reforma e de interiores desenvolvido pelos profissionais de uma empresa de arquitetura para a nova sede própria.
A transformação ocorreu nos 270 metros quadrados de uma construção de dois andares e com fachada de vidro localizada no bairro São João, em Porto Alegre. Para setorizar o espaço de maneira adequada às necessidades da Projetebem, os autores dividiram-no em hall, escritório, sala de reuniões e até uma sala para exposições e workshops.
Já na entrada chama a atenção o preto dominante da tinta fosca que foi aplicada nas paredes, incluindo os aparelhos de ar-condicionado, para completa uniformização visual. Em cima da base monocromática, destacam-se a escada pintada com tinta epóxi verde-limão e o volume em MDF laqueado laranja da sala de reuniões que foi instalado no interior da construção, no segundo andar.
— Construímos uma sala de reuniões (com quase 20 metros quadrados de área) que se projeta sobre o vão principal com pé-direito duplo de 9m, onde trabalhamos dentro do conceito de contêiner — comenta Eduardo Felin, arquiteto e proprietário.
Ainda no andar superior, um espaço de 90 metros quadrados com sofás e pufes comporta eventos organizados pela casa, como exposições, workshops e coquetéis Nas paredes, as listras horizontais feitas com painéis de MDF branco e preto dão ideia de fluidez e continuidade.
— Valorizamos e convivemos com o mercado da arte, pois temos um Andy Warhol (com o rosto do Mao Tsé-Tung) na escada (página ao lado), um Pablo Picasso assinado e pinturas exclusivas feitas pelo artista paulista Lobo com motivos regionais, com o Laçador, o Gasômetro, a Cúria Metropolitana, o Mercado Público, o Centro Administrativo, a Ponte dos Açorianos, entre outros tanto pontos turísticos da Capital, atrás do balcão da entrada. E por isso fizemos questão de manter um espaço que permita essa interação quando for o caso — detalha.
Cores quebram monotonia e distinguem o mobiliário
As mesas compartilhadas para os 18 profissionais que compõem o quadro funcional foram alocadas no térreo. A setorização entre as áreas de atuação, portanto, é feita pela diferenciação das cadeiras: as de tom laranja são para os arquitetos, e as azuis para quem atua no administrativo, marketing e design.
 
O uso da cor na decoração, porém, exige critério, como bem sabe Felin.
— Não é porque nosso escritório é colorido que a casa das pessoas tem de ser também. Nossa criatividade vai além do bege, mas também fazemos quando o cliente pede. Nosso trabalho é refletir a personalidade de cada pessoa e não fazer o que a gente gosta — pondera Felin, sobre a conduta da equipe de arquitetos.
Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário