quarta-feira, 8 de maio de 2013

Casa quentinha! Dicas para usar aquecedores com segurança

Aparelhos proporcionam ambientes quentes e aconchegantes para enfrentar as baixa temperaturas, mas também podem oferecer riscos à sua família

A estação mais fria do ano está próxima e os dias com temperaturas baixas são propícios para banhos quentes e ambientes mais aconchegantes. Porém, é necessário uma dose de bom senso e muito cuidado com o uso dos aquecedores. "Mesmo os aparelhos aprovados para uso domiciliar podem provocar uma diminuição da umidade do ambiente e algum grau de ressecamento das vias respiratórias. Também há riscos de incêndio quando não são observadas as recomendações do fabricante", alerta o neurologista do Hospital Nossa Senhora das Graças, Aluisio de Melo Jr. 

Os aquecedores que mais prejudicam a saúde são os a gás e os de água, que podem provocar até mesmo a morte. "Estes aquecedores consomem oxigênio e, por isso, devem ter termostatos, ou seja, desligar quando atingem uma determinada temperatura. Sempre que usá-los é recomendável manter uma janela aberta. Caso contrário, pode ocorrer intoxicação por monóxido de carbono, com risco de lesão cerebral ou morte", ressalta. As lareiras também podem causar o mesmo tipo de problema. "É preciso checar se a chaminé não está obstruída, pois as brasas da lareira podem provocar intoxicação por monóxido de carbono também", explica. 

Reprodução
Os aquecedores que mais prejudicam a saúde são os a gás e os de água, pois consomem oxigênio e podem provocar intoxicação por monóxido de carbono


A exposição a aparelhos de ar-condicionado e aquecedores ainda podem alterar a qualidade e produção de lágrimas, provocando a Síndrome do Olho Seco. "A doença é causada pelo baixo volume na produção de lágrimas ou por uma disfunção lacrimal, quando a lágrima produzida é de má qualidade", salienta. 

Utilizar vasilhas com queima de álcool ou o fogão para se aquecer também pode ser arriscado e causar incêndios e queimaduras. "No caso de fogões, pode ocorrer uma explosão com a descarga de qualquer equipamento elétrico ou com a tentativa de reacender a chama", observa Dr. Aluisio de Melo Jr. Os aquecedores a óleo são os mais indicados. "Os modelos que possuem timer para desligar são ainda mais seguros, pois diminuem a chance de produzir queimaduras e incêndios", orienta. 

Dicas de segurança 

Para que os cômodos fiquem aquecidos sem riscos para a saúde, o médico dá algumas dicas de como utilizar com segurança os aquecedores: 

 Procure aquecedores a óleo com timer para desligar. Além de serem silenciosos, também possuem menor chance de produzir queimaduras e incêndios; 

 Confira a fiação elétrica de sua casa para saber se suporta a potência do equipamento - em torno de 1500w; 

 Compre um termômetro para medir a temperatura e a umidade do ar. O termômetro deve ficar próximo a altura da cabeça; 

 Compre um detector de monóxido de carbono, caso você possua lareira ou sistemas de aquecimento que produzam monóxido de carbono. Instale na altura da cabeça também, no ambiente no qual fica o aquecedor ou a lareira; 

 Caso existam crianças ou idosos na casa o cuidado deve ser redobrado. Eles podem colocar objetos ou as mãos sobre os aquecedores, ou esquecer ligado os aparelhos que não possuem timer. Fique de olho! 


Fonte: Site Bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário