segunda-feira, 20 de maio de 2013

Condomínios ampliam serviços, que vão de faxina a voo de balão


Limpeza pós-obra, faxina, compartilhamento de carro e salto de para-quedas. Esses são alguns dos serviços incluídos na compra de um apartamento novo.
A maioria dos itens é ofertada no sistema "pay-per-use", ou pague pelo uso. Por meio dele, o condômino contrata um serviço e o paga à parte. Outros estão incluídos na taxa de condomínio. Nesse caso, se o cliente não utilizá-los, desembolsará da mesma forma.

Com a expansão do número de apartamentos compactos de alto padrão lançados, o leque de serviços se amplia. Em alguns desses imóveis, que medem de 20 m² a 50 m² e cuja estrutura se assemelha à dos flats, itens como faxina fazem parte da taxa de condomínio.
Antes de fechar negócio, porém, o comprador deve ter certeza de que os serviços trarão comodidade. O cuidado deve ser redobrado se os eles estiverem incluídos na taxa condominial -nesse caso, o morador poderá ser cobrado por algo que não utilizará.
Avener Prado/Folhapress
A aposentada Margarida Maria Metidieri Batista, 62, com o personal trainer Julio Cesar Vira Vegas, 35, em uma das aulas de educação física com valor incluso no condomínio
A aposentada Margarida Maria Metidieri Batista, 62, com o personal trainer Julio Cesar Vira Vegas, 35, em uma das aulas de educação física com valor incluso no condomínio

Levantamento da administradora Lello em 1.400 condomínios de São Paulo aponta que churrasqueira e salão de festas são os locais campeões de utilização. Chamarizes de vendas como "pet care" e ofurô, no entanto, são usados por menos de 10% dos condôminos.
Moradora de um edifício no Belenzinho (zona leste), a aposentada Margarida Batista, 62, frequenta as aulas na academia do prédio, serviço incluído na taxa de condomínio. Sobre os itens cobrados à parte, como manicure, Batista diz que custam o mesmo ou são um pouco mais baratos que os de fora do prédio.
Entre os lançamentos, a incorporadora Vitacon aposta no compartilhamento de carros e bicicletas no edifício VN Casa do Ator, lançado neste mês na Vila Olímpia (zona sul).
O BHD Brooklin (zona sul), da Brookfield, prevê mais de 20 opções de serviços -entre eles "experiências de lazer e aventura", como salto de para-quedas e voo de balão.
Na maior parte dos casos, o cliente liga para a recepção, que reserva o serviço com uma empresa conveniada.
Já a Mac Construtora e Incorporadora lançou o pacote Facilities Home, no empreendimento Cosmopolitan High Garden, que prevê a higienização básica do imóvel.
Andrea Possi, diretora da Mac, diz que o condomínio custará em média R$ 500, incluída a arrumação.
Comprar um imóvel com muitos produtos, porém, não traz a garantia de tê-los no futuro, já que o funcionamento do condomínio poderá ser modificado em assembleia.
Ilustração Carolina Daffara/Editoria de Arte/Folhapress

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário