terça-feira, 14 de maio de 2013

Financiamento habitacional: saiba quais as opções de financiamento da casa própria


Agora que você já sabe sobre a lei que garante o desconto de 50% no registro do primeiro imóvel, saiba com detalhes o que é e como funciona o financiamento habitacional, afinal, ser bem informado é tudo na hora de comprar seu cantinho.
Financiamento Habitacional
O financiamento habitacional pode ser requerido para fins de comprareforma ou construção de imóvel, e para que o cidadão obtenha o crédito, existem duas formas: o Sistema Financeiro de Habitação e Sistema de Financiamento Habitacional.
Sistema Financeiro de Habitação (SFH)
É o mais tradicional e tem a Caixa Econômica Federal como principal intermediário. Criado em 1964 pelo Governo, o objetivo deste programa é facilitar o acesso da população à casa própria, por isso utiliza os recursos do FGTS, da conta de depósito de poupança, de financiamentos contraídos dentro e fora do país para projetos de habitação, e de letras imobiliárias (títulos de crédito).
Através deste sistema, o financiamento pode chegar até a 90% do valor do imóvel, e o custo efetivo máximo não pode ultrapassar 12% ao ano (incluindo juros, comissões e outros encargos).
Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)
Criado em 1997, permite que o crédito habitacional seja concedido com recursos dos próprios bancos e com taxas de juros livremente negociadas entre as partes do contrato.
A principal vantagem do SFI sobre os outros sistemas é a fonte de recursos utilizados para o financiamento, podendo ser emissão de títulos com lastro imobiliário (títulos vendidos para investidores no Brasil ou no exterior) e o FGTS, que pode ser usado tanto como entrada quanto para amortizar ou quitar o saldo devedor.
Fonte: Imóvel Class

Nenhum comentário:

Postar um comentário