quarta-feira, 15 de maio de 2013

Paisagismo despojado e clean valoriza arquitetura contemporânea em casa de lazer em Atlântida

Paisagismo despojado e clean valoriza arquitetura contemporânea em casa de lazer em Atlântida André Bastian/Divulgação
Na entrada social, a combinação do paralelepípedo de granito e do basalto tradicional no piso é responsável pelo ar de rusticidade do projetoFoto: André Bastian / Divulgação

Era para ser apenas mais uma casa com amplo jardim em um condomínio no Litoral Norte. Mas o projeto desta residência de fim de semana em Atlântida chama a atenção pelo minucioso trabalho entre arquitetos, paisagistas e arquitetos de interiores.Na fachada , note a harmonia criada entre as esquadrias de PVC, em tom que imita a cor natural da madeira, e a pedra prata gaúcha:imagem 2Na fachada , note a harmonia criada entre as esquadrias de PVC, em tom que imita a cor natural da madeira, e a pedra prata gaúcha


Além de contemplar as necessidades de um casal com três filhos adolescentes – uma morada prática, funcional e confortável para receber amigos e familiares –, o pedido foi de que a construção de 428 metros quadrados tivesse um design diferenciado.
Nos fundos, a contemporânea estrutura vazada na continuação do quarto no segundo andar foi feita em madeira grápia, bem como os pergolados:imagem 3Nos fundos, a contemporânea estrutura vazada na continuação do quarto no segundo andar foi feita em madeira grápia, bem como os pergolados
Ao fundo do terreno, note os vários exemplares de capim-azul que, com folhas longas e flexíveis, dão movimento nos dias de vento e ainda resguardam a área de lazer:imagem 6Ao fundo do terreno, note os vários exemplares de capim-azul que, com folhas longas e flexíveis, dão movimento nos dias de vento e ainda resguardam a área de lazer
– Já de largada foi um projeto incomum. Os clientes queriam uma casa moderna e ousada que fugisse do que já existia no condomínio. Eles vieram com referências, mas não com uma ideia preconcebida e definitiva, o que foi muito bom – revela a arquiteta titular do escritório Bruna Jany Arquitetura, autora do conceito arquitetônico.
Numa das laterais da casa, a oliveira cinquentenária de quase 6m de altura foi plantada estrategicamente em frente ao vão de vidro temperado – 4,80cm de largura por 5,75cm de altura –, que permite que a espécie seja vista tanto da escada quanto do living social:imagem 16Numa das laterais da casa, a oliveira cinquentenária de quase 6m de altura foi plantada estrategicamente em frente ao vão de vidro temperado – 4,80cm de largura por 5,75cm de altura –, que permite que a espécie seja vista tanto da escada quanto do living social
Destacam-se-se na fachada de reboco rústico pintado no tom fendi os volumes revestidos com pedra prata gaúcha, recurso também usado internamente na escada e na cabeceira da cama do casal.
– Nossa intenção foi manter uma identidade entre o exterior e o interior. O resultado foi uma harmonia agradável e que contempla os desejos dos moradores – comenta a arquiteta Ana Paula Queruz, do escritório Maria Christina Rinaldi Arquitetos, que desenvolveu a ambientação da residência.
Mas é de noite que a área a céu aberto ganha mais charme. Isso por conta da iluminação embutida na piscina feita com fibra ótica e sistema RGB que ilumina o interior – com cores variadas e alternadamente:imagem 13Mas é de noite que a área a céu aberto ganha mais charme. Isso por conta da iluminação embutida na piscina feita com fibra ótica e sistema RGB que ilumina o interior – com cores variadas e alternadamente
Verde resistente e perene
Se a arquitetura irrompe ao primeiro olhar, é no paisagismo realizado em 200 metros quadrados no entorno que o projeto recebeu o arremate conceitual.
– A ideia foi seguir a linguagem já empreendida, trabalhando em cima de um despojamento chique e contemporâneo, tudo a ver com os donos – diz o arquiteto paisagista Fernando Thunm, do escritório Fernando Thunm Arquitetura e Paisagismo.
Para isso, Thunm usou espécies perenes, resistentes e de coloração integralmente verde – kaizuka, tuia-jacaré, azaleia, capim-verde e capim-azul, fórmio vermelho e liriope verde – que poderiam estar em outros tipos de solo e de clima.
– Este jardim poderia estar exatamente igual, por exemplo, na Serra – diz o autor.
Na entrada, os três álamos destacam a verticalidade da fachada e, ao lado da elevação de 50cm de altura, garantem privacidade ao dormitório do térreo.
Numa das laterais da casa, a oliveira cinquentenária de quase 6m de altura (capa) foi plantada estrategicamente em frente ao vão de vidro temperado – 4,80cm de largura por 5,75cm de altura –, que permite que a espécie seja vista tanto da escada quanto do living social.
– O verde é contemplado desde dentro e não só quando se chega ou sai. Aqui, a família desfruta e não os vizinhos, como ocorre geralmente – finaliza Thunm.
Estética e conforto alinhados
Nos fundos da casa à beira de um lago, o destaque é a piscina de borda infinita com 2,90 de largura por 5m de comprimento. À luz do dia, o diferencial fica por conta do deque de madeira grápia no tom natural em formato de L que abraça a piscina revestida de pastilhas azuis.
– Esse deque foi construído no mesmo patamar do lado interno para dar a impressão que a piscina escoa em cima dele, proporcionando interessante efeito estético na área de lazer – explica o arquiteto paisagista titular do escritório Fernando Thunm Arquitetura e Paisagismo.
A vegetação utilizada no projeto paisagístico da fachada posterior, assim como na frontal, foi engendrada para realçar a arquitetura da casa e servir às necessidades da família. Dessa forma, o verde exuberante preenche planejadamente o terreno, cobrindo ou deixando o que se quer.
Numa das laterais, destacam-se espécies como os ciprestes kaizukas que, de forma cônica e alongada, garantem a privacidade e volume em combinação ainda com os pitósporos variegatos e as tuias-jacarés.
Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário