segunda-feira, 2 de setembro de 2013

A festa pode ser lá em casa

Salão de festas repaginado, o espaço gourmet vem sendo bem utilizado nos condomínios
André Rodrigues/ Gazeta do Povo / No prédio da empresária Márcia Vieira, o espaço gourmet é uma das áreas preferidas dos moradores
No prédio da empresária Márcia Vieira, o espaço gourmet é uma das áreas preferidas dos moradores


Vai reunir os amigos ou comemorar uma data especial? Nos empreendimentos mais novos, o tradicional salão de festas deu lugar a um novo ambiente, agora chamado de espaço gourmet. A diferença entre os dois vai além do acabamento.
Enquanto o salão de festas é mais básico, o espaço gourmet tem decoração sofisticada, mobiliário completo, equipamentos e arquitetura adequada às atividades sociais em torno da gastronomia, hábito que vem conquistando os brasileiros.
Em vez de ir até restaurantes e muitas vezes enfrentar filas, os moradores de edifícios com espaço gourmet desfrutam da culinária preparada pelos próprios condôminos, por amigos ou chefs contratados. Cientes dessa tendência, construtoras e incorporadoras vendem os lançamentos que têm ambiente gourmet como um diferencial importante, que agrega qualidade ao imóvel. Em geral, esses ambientes são entregues totalmente equipados, com itens de cozinha e alguns acessórios para facilitar o preparo de diversos pratos.
Equipados
“Os apartamentos mais novos têm áreas privativas menores, mas em compensação, ganharam boas áreas de lazer externas”, comenta Fernando Galvão, presidente da Rede Imóveis, que agrega 13 imobiliárias de Curitiba. “Dentro das áreas comuns, um dos principais ambientes é o espaço gourmet, que vem completo e costuma ser muito bonito e moderno”, observa.
Bruno Teodoro, gerente regional da construtora Rossi, diz que os ambientes gourmet são aconchegantes e práticos. “Trazem itens essenciais para a cozinha contemporânea, como forno de pizza, fogão em ilha e cozinha americana. A arquitetura e os equipamentos permitem a quem está cozinhando ficar próximo de seus convidados”, explica.
Praticidade
Receber convidados em um local agradável sem perder a privacidade é uma das vantagens. “A moradia do anfitrião fica resguardada. Para fazer uma festa, o incômodo é muito menor”, diz Fernando Galvão. Ele lembra os salões de festa de prédios mais antigos não possuem toda a infraestrutura que o espaço gourmet oferece.
Condôminos vêem o espaço gourmet como essencial na vida contemporânea por ser prático e útil. “Os síndicos dos empreendimentos da Rossi comentam que a frequên­cia de utilização do espaço é grande e a lista de reservas costuma ficar cheia. Os moradores economizam tempo e reduzem custos com serviços que antes eram disponíveis somente fora do condomínio”, comenta Bruno Teodoro.
Opção
Confortável e equipado, espaço tem agenda concorrida
O espaço gourmet é o local mais usado do condomínio de Márcia Amaral Vieira. O ambiente recebe eventos três vezes por semana, no mínimo. “Temos quatro salões de festa no prédio, mas o espaço gourmet é mais completo”, diz a empresária curitibana. “É bonito e aconchegante, com muitos utensílios”, acrescenta.
Márcia usa o espaço pelo menos uma vez por mês. A área tem capacidade para cerca de trinta pessoas e o condomínio, como a maioria dos prédios, oferece a facilidade de pagar pela limpeza e organização do espaço. “É sempre nossa primeira opção na hora de organizar eventos da família e do trabalho”, diz a empresária. Ela observa que fazer festa dentro do condomínio é, também, uma opção mais segura.

Fonte: Gazeta do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário