quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Investidor precisa definir objetivos antes de comprar imóvel no exterior

Queda gradual de juros na economia brasileira tem motivado investidores a buscar alternativas em outros países.
A compra de imóveis no exterior vem atraindo investidores brasileiros e também os corretores de imóveis que buscam alternativas para firmar parcerias e captar esta fatia de mercado. O analista e editor do portal AnalyticRealty News & Research,Sidney Shauy, fala sobre o tema no primeiro dia do Congresso Internacional do Mercado Imobiliário (Cimi 2013) e V Encontro Brasileiro de Corretores de Imóveis (V Enbraci).  
Shauy afirma a queda gradual dos juros da economia brasileira tem motivado este investimento. “Com a renda fixa rendendo muito pouco, há que se buscar alternativas, passando a aceitar riscos um pouco maiores. O investimento imobiliário se encaixa bem aí pois é um pouco mais arriscado que a renda fixa, porém menos arriscado que ações, por exemplo. Enfim, é todo um conjunto de fatores, alguns poderão ser até temporários, mas outros vieram para ficar, por um prazo provavelmente bastante longo”, explica.
Planejamento a longo prazo
Mais do que investir de maneira impulsiva, o especialista atenta para a importância de um planejamento para a compra de um imóvel em outro país.  “Inicialmente o investidor precisa definir seus objetivos de investimento. Ele tem que se perguntar- Se trata de uma diversificação de portfólio? Seria um imóvel para uso próprio, para renda de aluguel ou uso misto? Qual seria o meu horizonte de investimento ? Cada investidor possui um perfil e necessidades diferentes do outro, é impossível ter uma fórmula que sirva a todos.”
O segundo aspecto essencial é entender o contexto macroeconômico global, principalmente do Brasil e do país onde se deseja investir. “O investidor precisa ter conhecimento sobre o cenário dos juros, câmbio, bolsa, preço de imóveis, inflação. Além disso tudo, é necessário entender o contexto jurídico-tributário sob a qual o investimento se operaria” .
O palestrante ressalta aos participantes que montar a estrutura correta é um passo fundamental nesse primeiro momento pois um equívoco poderá custar muito caro ao investidor depois.
 Fonte: Red Imob

Nenhum comentário:

Postar um comentário