segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Um clássico sempre atual: por que vale a pena investir no móvel de palhinha?

De fibras naturais, sintéticas e pintada de branco, preto ou até mesmo dourada, a palha nunca sai de moda

Um clássico sempre atual: por que vale a pena investir no móvel de palhinha? Gustavo Xavier/Divulgação
A palhinha na cabeceira da cama deixou o Quarto do Rapaz (acima) mais personalizado, devido a mescla de estilosFoto: Gustavo Xavier / Divulgação
Também chamada de "palha de Viena", por ter se tornado conhecida na cidade austríaca no século 19, a palhinha virou um elemento muito popular no Brasil a partir dos anos 1950. Desde então, é considerada um clássico e surge no acabamento de diferentes tipos de móveis, desde projetos clássicos até os mais contemporâneos.
– A palhinha é um elemento que confere elegância aos ambientes e também está associada à nobreza, uma vez que já apareceu em peças como a poltrona Luís 15 e cadeira medalhão – explica a decoradora paulistana Maria Cristina Bahia, ao citar o berço com cabeceira e peseira no material (abaixo).
Mesmo eternizada em cadeiras e poltronas, a palhinha se reinventou ao longo dos anos e passou aparecer também em outros tipos de mobiliários. Isto porquê, além do toque de clássico nos espaços, a palhinha dá outras características aos cômodos. Por ser uma trama vazada, agrega à decoração indiscutível leveza, além de um toque natural.
Tal característica foi o que levou o designer de interiores Marco Dias Reis a desenhar uma cabeceira de palhinha, para o Quarto do Rapaz, seu ambiente em exposição na mostra Morar Mais Por Menos em Belo Horizonte (foto no alto).
– Queria um material que trouxesse aconchego e personalidade e que, ao mesmo tempo, permitisse a passagem da luz – explica o designer.
A escolha da palha natural foi a mais acertada, uma vez que a cabeceira vai até o teto e a cama está posicionada no centro do quarto.
– O acabamento proporciona aconchego e tradição e, quando inserida num espaço mais moderno, cria uma personalidade própria – analisa o designer.
Outro trabalho onde as poltronas de palhinha foram fundamentais é neste projeto de interiores realizado pelo arquiteto Marcelo John (fotos abaixo).
– Como o vão da janela é mais baixo do que o normal, escolhi duas cadeiras com encosto de palhinha que não tapassem a vista que se tem atrás. Caso contrário, seria um visual perdido – explica.
Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário