sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Coifas desafiam decoração de cozinhas e varandas; tire suas dúvidas

Aliar a funcionalidade de eletrodomésticos à decoração da casa nem sempre é tarefa fácil.
É o caso das coifas, importantes para absorver a gordura e odores produzidos durante o preparo de alimentos, mas que diversos projetos de interiores procuram esconder.

Não precisa ser assim. Um duto em aço inox escovado, por exemplo, pode dar ares de modernidade ao ambiente.
Como as coifas não são restritas a cozinhas e podem envolver pequenas reformas, dúvidas sobre modelos e instalação são comuns.
Especialistas da Whirlpool Latin America, dona das marcas Brastempo, Consul e KitchenAid, esclarecem alguns mitos e verdades sobre o produto.
O arquiteto Adriano Mascarenhas apresenta alguns projetos em que utilizou coifas.
Para ter uma coifa é preciso quebrar a parede?
Depende. Coifas podem operar de duas maneiras: no modo exaustor ou depurador. No modo exaustor, o ar quente é levado para fora do ambiente por meio de um duto, que exige uma pequena reforma para ser instalado. Já no modo depurador, o ar é sugado, filtrado e devolvido ao ambiente, sem a necessidade de reforma adicional à instalação da coifa.
Mas Adriano Mascarenhas explica que a definição de "coifa" pressupõe a existência de exaustão externa, caso contrário, devem ser chamados de depuradores.
O exaustor não é um item primordial, mas para quem possui cozinha aberta para a sala, vale a reforma porque evita que o cheiro de comida se espalhe pelo ambiente. Segundo Mascarenhas, a eficiência dos depuradores é menor.
Meu fogão fica na parede. Posso ter coifa na cozinha?
Sim. Há opções de coifas para fogão encostado na parede, em ilha ou cooktop no centro da cozinha, e não só nela. Mascarenhas optou por uma coifa em ilha para ficar contra a janela do espaço gourmet de uma varanda.
Preciso chamar um profissional para instalar?
Caso o eletrodoméstico possua exaustor, sim, porque é necessário planejar onde ficará o duto para saída de ar, que tem 15 cm de diâmetro. Há fabricantes que realizam o trabalho de instalação do produto, mas somente até a laje do teto da cozinha.
Qual a distância ideal entre a coifa e a superfície do fogão ou cooktop?
Para garantir o funcionamento correto do eletrodoméstico, a distância deve ser de 65 cm. Além disso, para que não haja perda de eficiência de sucção, a coifa deve ter a mesma largura que o fogão ou cooktop. Se a distância indicada no manual de instruções do fogão e da coifa for diferente, respeite a que for maior.

Coifa industrial em cozinha gourmet de apartamento, que possuia outra cozinha "suja" (para uso diário, dos funcionários). Projeto do arquiteto Adriano Mascarenhas

Coifa de ilha para ficar contra a janela do espaço gourmet de uma varanda. Projeto do arquiteto Adriano Mascarenhas

Coifa convencional em cozinha aberta para área social. Projeto do arquiteto Adriano Mascarenhas

Coifa é mais um toque de modernidade e tecnologia neste projeto do escritório Triptyque, em São Paulo

Em ambiente criado pelo arquiteto Gustavo Calazans, coifa integra a decoração da cozinha, que é aberta para área social

O eletrodoméstico evita que o cheiro de comida se espalhe para os outros ambientes próximos à cozinha

Ambiente criado pelo arquiteto Gustavo Calazans

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário