sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Veja como fazer uma decoração do quarto com tema militar

Detalhes ligados às Forças Armadas dão personalidade ao dormitório do adolescente

Temas voltados à Marinha, Exército ou Aeronáutica muitas vezes podem encantar garotos na fase da adolescência, principalmente pela proximidade da idade de prestar serviço militar.
Deve-se evitar o uso de cortinas com estampas de camuflagem, pois vão escurecer e dar uma aparência pesada ao ambiente (Fotos: Divulgação)
Em meio às comemorações da Independência do Brasil, trazemos as dicas de arquitetos sobre como fazer a decoração com motivos militares de maneira harmoniosa.

Para a arquiteta Laurimar Coelho, como em toda decoração temática, o uso de objetos relacionados ao Exército deve ser ainda mais criterioso.
“Almofadas, edredons e alguns pequenos objetos, como miniaturas, são bem-vindos. Mas lembre-se de que as cores usadas em uniformes são geralmente muito escuras. Deve-se evitar o uso de cortinas com estampas de camuflagem, pois certamente vão escurecer e dar uma aparência pesada ao ambiente. Não acho uma boa ideia usar miniaturas de armas ou mesmo réplicas em tamanho natural”, orienta.
Laurimar recomenda que painéis ou adesivos sobre o tema sejam muito bem elaborados. “É possível usar imagens trabalhadas em editores de imagens para dar um ar de pop art. O adesivo pode ser aplicado atrás da porta, por exemplo.”
O arquiteto Augdan de Oliveira Leite conta que já fez uma decoração voltada para aviões de guerra. “Você pode fazer um móbile no teto de com aviões, ou colocar aviõezinhos nas prateleiras”, sugere.
Almofadas, edredons e alguns pequenos objetos, como miniaturas, são bem-vindos, indicam especialistas
Ele também acha bonito o tema náutico, remetendo à marinha. “Fica bom numa casa de praia, e podemos usar navios de guerra, por exemplo.”
A arquiteta Luciana Corrêa sugere o uso de roupa de cama com motivo camuflado. Para ela, a composição pode ser feita com papel de parede em tom ferroso, bege ou verde oliva. “Podem ser usadas caixas diferenciadas feitas de madeira crua e objetos trabalhados em corda, e também é possível enfeitar o quarto com capacetes pendurados na parede”, sugere.
Luciana recomenda cortinas com tecido mais rústico, como algodão, com tonalidade crua e sem brilho e que as almofadas tenham os tons usados no papel de parede.
Para as paredes, Augdan recomenda um tom neutro, como cinza bem claro. “Assim podemos optar por edredons e cortinas dentro das cores do exército”, orienta.
Outra opção é pintar a parede e colocar gravuras temáticas com imagens de aviões de guerra, árvores, tanques ou navios
Outra sugestão do arquiteto é usar uma colcha com tecido camuflado e almofadas na cor da camuflagem, como marrom, verde e preto. “No meio da almofada, podemos usar botões com estrela, no tom dourado, remetendo aos militares”, aconselha.
Segundo Augdan, pode-se até pintar uma parede de verde escuro e colocar gravuras temáticas com imagens de aviões de guerra, tanques ou navios. Para o chão, ele sugere um tapete liso, verde-escuro se o piso for claro ou cinza claro se o piso for escuro.

Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário