terça-feira, 17 de setembro de 2013

Psiu, silêncio! Os vizinhos agradecem

Após um dia cansado de trabalho, você chega em casa com uma ideia fixa na cabeça: descansar. Porém, as crianças do apartamento de cima não param de correr e o adolescente do primeiro andar ainda está aprendendo a tocar bateria, bem no meio da sala de estar.
Na cobertura, mesmo tão longe do seu espaço, você escuta a furadeira e os pedreiros, que consertam o apartamento do vizinho, há três meses, todos os dias. Parece um texto de comédia, mas é a realidade de muitos inquilinos pelos prédios residenciais do Brasil.
Enganam-se os que pensam que o problema é novo, ao contrário, é pauta antiga nas reuniões de condomínios.  A lei que rege as regras do silêncio nesses casos foi criada em 23 de outubro de 1941. Ou seja, há pelo menos 72 anos que não se pode perturbar o sossego alheio.
Mas como proceder em caso de barulho excessivo? O diretor de Condomínios da Guarida Imóveis, Newton Nunes, dá algumas dicas para evitar brigas e garantir o descanso da família.
“É evidente que existe limite para o nível de ruído provocado em um apartamento. Apesar de o Código Civil não prever horários definidos, a maioria dos condomínios estabelece como horário de silêncio entre às 22h e 8h e entre as 12h e 13h”, explica. Mas, o especialista garante que a solução ainda pode ser mais simples. “É tudo uma questão de bom senso”, completa.
Confira abaixo as dicas da Guarida Imóveis para evitar os problemas decorrentes do barulho:
Hoje é sexta-feira!
O dia preferido para os jovens reunirem os amigos para conversar, rir e curtir o fim de semana que está começando. Porém, o bom senso precisa estar acima da inquietude juvenil. A dica para essas situação é simples: após as 22h desligue o som e baixe o volume da voz. Se for inevitável o barulho, o conselho é partir para a rua e aproveitar alguma festa que não seja particular.
Crianças
Crianças alegram qualquer casa. Elas brincam, correm, pulam e divertem quem tiver por perto. Mas os vizinhos podem não achar tão divertido se o barulho estiver importunando seu sono ou seu momento de assistir a novela. Estimule seus filhos a brincar nas praças, nas ruas e nos parques. Clubes de verão também são uma boa opção. Para os pais que trabalham o dia todo, a solução é aproveitar os finais de semanas para as crianças queimarem as energias. Nos dias de semana estimule a leitura e os estudos.
Consertando o lar
Reformas, consertos e melhorias são fundamentais para manter a casa bonita e interessante. No entanto, o barulho do martelo pode ser ensurdecedor na hora do jantar do vizinho, por exemplo. Tente fazer esses trabalhos em horário comercial, isso vai evitar brigas e desentendimentos. E informe-se sobre o nível de ruído permitido para o local onde você mora.
O salto alto
O problema é sempre com o vizinho do andar de baixo. O barulho do seu sapato pode estar perturbando o descanso dele. E acredite: é possível escutar os passos de um salto alto mesmo separado por uma parede de concreto. O mesmo serve para quem quer mudar os móveis de lugar. Cuidado, respeite os horários comuns para fazer esse tipo de barulho. Existem regras claras para cada condomínio. E, depois da festa, não se esqueça de tirar o calçado logo após entrar em casa. Tapetes também ajudam a diminuir o barulho.
Música é o melhor remédio
Quem não gosta de escutar música? Não importa o estilo, todos concordam que a música faz bem à saúde. Porém, pode fazer mal aos ouvidos – e ao humor do vizinho – depois de um dia cheio de trabalho. Bom senso é fundamental. Estabeleça um horário razoável para ouvir seu som preferido e tome medidas para isolar acusticamente o quarto ou a sala. Os fones de ouvido resolvem o problema mais facilmente. Lembre-se de que nos horários mais silenciosos – entre 22h e 8h – a maioria das pessoas está dormindo ou tentando adormecer.
Playground
Sabemos que as crianças adoram playgrounds e os adultos apreciam churrasqueiras. Mas, esses espaços são fontes de ruído durante o uso. A solução nesse caso é fazer valer o Regulamento Interno, além de colocar sinalizações lembrando que certos limites de barulho devem ser respeitados, principalmente no uso de aparelhos sonoros na hora do churrasco e de curtir a piscina.

Fonte: Imóvel Class

Nenhum comentário:

Postar um comentário