Classificar por temas, ordem alfabética ou editoras são alguns dos métodos para por fim à bagunça
Estantes com livros fora de lugar tiram o sono de muita gente. Por isso, na hora de colocar ordem na bagunça, o mais importante é facilitar o trabalho e organizar de maneira prática. Segundo Ingrid Lisboa, home organizer, nada melhor do que arrumar as obras segundo temas, editoras, ordem alfabética ou por assuntos em comum.
Ao posicionar as obras, o grau de relevância também deve ser analisado para que os locais mais visíveis recebam as de maior uso. Por isso, o indicado é escolher um móvel que permita boa visualização.
Caso a quantidade de livros seja maior do que as prateleiras existentes, apele para os espaços vazios. Olhe em volta e veja se não é possível criar pequenas bibliotecas debaixo do criado-mudo, em gavetões instalados debaixo da cama ou ainda em prateleiras especialmente criadas para esse fim nos cantos das paredes ou na altura da porta, ao longo de todo o corredor.
A estante adquiriu aparência harmoniosa com poucos livros em cada nicho
Os itens de decoração foram posicionados em cima dos livros
No ambiente de Samy e Ricky Dayan, os livros foram agrupados segundo o tema
Deitados para oferecer mais espaço, os livros garantiram beleza à biblioteca
Sem a lombada aparente, as obras preencheram a parte de baixo da estante
Conjuntos de livros e objetos com ares retrô foram intercalados na estante
Quando a prioridade da arrumação for conseguir um efeito visual bonito, a classificação deverá partir de outras premissas como tamanho, cor e espessura dos exemplares. Para as especialistas, distribuir os livros do maior para o menor começando pela direita resultará em um efeito degradê interessante. Além disso, as cores das lombadas também podem ajudar na decoração do ambiente.
No caso de livros mais grossos, posicioná-los na horizontal sobre uma mesa de centro ou no meio da estante pode contribuir para a decoração. “Mas, para não afetar a estrutura do móvel ou a beleza da arrumação, é importante lembrar que o limite da pilha deitada será a altura dos livros na vertical”, afirma Ingrid.
Fonte: O Dia
Nenhum comentário:
Postar um comentário