sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Saiba como organizar os livros em casa

Classificar por temas, ordem alfabética ou editoras são alguns dos métodos para por fim à bagunça


Estantes com livros fora de lugar tiram o sono de muita gente. Por isso, na hora de colocar ordem na bagunça, o mais importante é facilitar o trabalho e organizar de maneira prática. Segundo Ingrid Lisboa, home organizer, nada melhor do que arrumar as obras segundo temas, editoras, ordem alfabética ou por assuntos em comum.
Na estante usada por Leo Junqueira, as obras foram centralizadas dentro dos nichos
Foto:  Juliana Bianchi / iG
Ao posicionar as obras, o grau de relevância também deve ser analisado para que os locais mais visíveis recebam as de maior uso. Por isso, o indicado é escolher um móvel que permita boa visualização.
Caso a quantidade de livros seja maior do que as prateleiras existentes, apele para os espaços vazios. Olhe em volta e veja se não é possível criar pequenas bibliotecas debaixo do criado-mudo, em gavetões instalados debaixo da cama ou ainda em prateleiras especialmente criadas para esse fim nos cantos das paredes ou na altura da porta, ao longo de todo o corredor.

A estante adquiriu aparência harmoniosa com poucos livros em cada nicho

Os itens de decoração foram posicionados em cima dos livros

No ambiente de Samy e Ricky Dayan, os livros foram agrupados segundo o tema

Deitados para oferecer mais espaço, os livros garantiram beleza à biblioteca

Sem a lombada aparente, as obras preencheram a parte de baixo da estante

Conjuntos de livros e objetos com ares retrô foram intercalados na estante

Quando a prioridade da arrumação for conseguir um efeito visual bonito, a classificação deverá partir de outras premissas como tamanho, cor e espessura dos exemplares. Para as especialistas, distribuir os livros do maior para o menor começando pela direita resultará em um efeito degradê interessante. Além disso, as cores das lombadas também podem ajudar na decoração do ambiente.
No caso de livros mais grossos, posicioná-los na horizontal sobre uma mesa de centro ou no meio da estante pode contribuir para a decoração. “Mas, para não afetar a estrutura do móvel ou a beleza da arrumação, é importante lembrar que o limite da pilha deitada será a altura dos livros na vertical”, afirma Ingrid.

Fonte: O Dia 


Nenhum comentário:

Postar um comentário