De acordo com o Secovi-SP, as vendas de apartamentos de um dormitório tiveram aumento de 330% no primeiro semestre de 2013, na comparação com o mesmo período de 2012. A representação das unidades de um quarto passou de 8% para 23% do mercado paulistano.
Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009 para 2011, a tendência de crescimento dos imóveis de um quarto já era visível. O número de domicílios com apenas um morador passou de 7 para 7,8 milhões, enquanto a quantidade de imóveis com quatro ou mais moradores caiu em 533 mil unidades.
A procura pelos apartamentos menores seria parte de uma tendência, também vista em metrópoles como Londres e Nova York, da preferência pela localização sobre o tamanho do imóvel. Outro fato é a concentração de pessoas em centros urbanos cada vez mais populosos, o que não garante que todos morem em casas e apartamentos enormes.
A parte boa, para as construtoras, incorporadoras, imobiliárias e corretores é que imóveis menores também são mais fáceis de alugar e vender.
Fonte: Imóvel Class
Nenhum comentário:
Postar um comentário