segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Lareiras driblam falta de espaço e tempo de instalação em casa

O inverno vai embora neste mês, sem necessariamente levar as temperaturas baixas com ele. Segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), massas de ar frio podem ocorrer no centro-sul do país até outubro.
Um sinal de vida mais longa às lareiras, que aquecem e dão charme à casa. E para aproveitar já, há uma série de opções para diferentes configurações de casa e bolsos.

Os modelos elétricos e a álcool são as melhores opções para quem está com pressa e não tem muito espaço. A instalação é imediata e é possível transportá-los.
Os equipamentos elétricos são ligados na tomada e desapontam quem espera ver fogo. A peça funciona como um aquecedor, sem chama.
No modelo alimentado por fluido, é possível usar álcool ou uma composição extraída de cereais, que não agride o ambiente. Dependendo do reservatório, será preciso abastecer mais vezes. Cada litro dura cerca de duas horas.
Karime Xavier/Folhapress
A psicóloga Nancy Saad optou por uma lareira ecológica
A psicóloga Nancy Saad optou por uma lareira ecológica
A psicóloga Nancy Marcondes Machado Saad, 53, comprou uma lareira ecológica, da Ecofireplaces, que costuma levar para a casa de praia no inverno. "A peça é prática. Veio em uma sacola. Levo para onde quiser."
O romantismo da lareira a lenha é mais restrito e exige cuidados. É preciso ter uma chaminé, queimar madeira -o que não é considerado ecológico- e lidar com a fumaça e a fuligem.
As lareiras a gás precisam de botijão ou tubulação para produzir labaredas que surgem sobre pedras vulcânicas ou imitação de lenha. Também exigem mão de obra especializada na instalação.

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário