segunda-feira, 4 de março de 2013

Casa de 800 m² une modernidade e minimalismo no interior paulista

Um casal paulistano traduziu seu vínculo com a cidade de Itu (interior de São Paulo) em uma casa de 800 m² com três pavimentos e área de lazer para passar os fins de semana.
O projeto, idealizado pelo arquiteto Sérgio Sampaio, traz uma linguagem contemporânea com elementos extraídos da arquitetura minimalista, como a do japonês Tadao Ando.



A piscina em borda infinita foi revestida por pastilhas de cerâmica esmaltadas na cor verde, para que dê o aspecto de continuidade com o lago mais a frente


O mármore travertino romano usado como revestimento da área externa possui emendas discretas, conferindo a sensação de peça única em todo piso, além de valorizar os planos horizontais e verticais. O material foi escolhido por ser clássico e de grande expressão visual sob a luz


A casa foi construída sobre um terreno em aclive, o que conferiu volume orgânico às formas geométricas (Empreiteira, Djalma Oliveira)


O mármore travertino romano também foi aproveitado nas paredes, mas em forma de filetes. Os móveis de madeira trazem um toque rústico em meio a elementos modernistas, como o concreto


Linhas retas e materiais como concreto enfatizam a tendência contemporânea com raiz moderna do projeto


Painéis ripados em madeira freijó envernizada trazem elementos naturais ao projeto


Os materiais utilizados denotam a identidade e a setorização dos ambientes: concreto para as áreas de serviço, como lavanderia e garagem; mármore travertino romano para as sociais, como salas de estar e varanda, e alvenaria branca para as áreas íntimas, como a suíte e o escritório.
Todo o projeto foi executado em estrutura metálica, por ser, segundo Sampaio, uma solução leve que permite vãos maiores e balanço nas extremidades. O resultado é uma casa moderna em meio ao sossego do interior paulista.
As portas pivotantes, tipo piso-teto, sem bandeira e sem guarnições, são de madeira freijó envernizada

O uso dos mesmos materiais nas áreas internas e externas dão a sensação de continuidade e amplitude dos espaços

Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário