segunda-feira, 6 de maio de 2013

Paisagismo também é opção em apartamentos

Segundo especialistas, existem diversas espécies de plantas propícias para ambientes menores


Apostar em um jardim dentro de um apartamento pode até parecer um desafio, mas não é uma tarefa impossível.
Jardins verticais apoiados nas paredes também são soluções para pequenos espaços (Fotos: Divulgação)
“As pessoas tendem a pensar que jardim e espaços pequenos não combinam. Mas, isso é um engano. Existem diversas espécies de plantas propícias para ambientes menores”, afirma a arquiteta paisagista Giovana Sartori, da Vitoria Regia Paisagismo.
Para ela, em apartamentos compactos, o cultivo de plantas depende apenas de criatividade para otimizar espaços. Não há dúvida de que a varanda é o lugar mais adequado para manter o jardim no apartamento, por conta da ventilação e luz.
“Uma opção é diminuir o espaço da própria sacada e criar um local específico para esse cultivo”, ensina a arquiteta Amanda Andrade.
“Além de funcionarem como adorno, as plantas servem de barreira para a entrada do sol, mantendo o conforto térmico”, completa.
Especialistas apontam que é importante levar em consideração variáveis como a luz, o espaço e circulação de ar
Jardins verticais apoiados nas paredes também são soluções para pequenos espaços. Nessa estrutura, a paisagista indica uma plataforma de deck de madeira ou treliça metálica. Depois, alguns vasos são pendurados, otimizando a estética do local.
Definido o local, é hora de decidir qual planta se enquadra àquela determinada área do apartamento. Para isso, é importante levar em consideração variáveis como a luz, espaço e circulação de ar. Segundo Giovana Sartori, “o ideal é juntar, no mesmo jardim, plantas com as mesmas necessidades de cuidado”.
Para vasos grandes, Giovana indica plantas como pacová, zamioculca, lírio-da-paz, licuala, antúrio e marantas. Já para os pequenos, como os jardins verticais, a dica é apostar nas famosas samambaias, chifre de veado, renda portuguesa, aspargo e columeias.
Em apartamentos compactos, o cultivo de plantas depende apenas de criatividade para otimizar espaços, apontam as paisagistas
Sim, cuidar de plantas dá trabalho. Mas essa tarefa é compensada quando o morador consegue transformar sua casa num ambiente de conforto e tranquilidade. “Em meio a correria e ao caos do dia a dia, pessoas buscam os jardins como um lugar aconchegante dentro de seu próprio lar”, completa a arquiteta Amanda Andrade.
Fonte: Zap Imóveis 


Nenhum comentário:

Postar um comentário