segunda-feira, 29 de abril de 2013

Arquitetura que vende

Projetos modernos e mais arejados se conectam às tendências de consumo

Aniele Nascimento/ Gazeta do Povo / Condor do Água Verde: projeto segue conceitos da arquitetura de varejo e incorpora elemento regional decorativo

Condor do Água Verde: projeto segue conceitos da arquitetura de varejo e incorpora elemento regional decorativo
Ir às compras é mais do que adquirir produtos: cada vez mais, o consumidor é atraído para supermercados e shopping centers por um conjunto de itens que fazem da compra uma experiência agradável.
Além de variedade, localização, qualidade, preços competitivos e bom atendimento, um dos principais chamarizes é a arquitetura. O projeto tornou-se peça-chave para que o empreendimento alcance sucesso comercial.
Um bom projeto arquitetônico contempla detalhes que podem passar desapercebidos pelo usuário, como iluminação, organização do espaço, disposição das mercadorias, uso de luz natural, aproveitamento do terreno e mobilidade, apontam especialistas.
“Caixotes”
Basta lembrar como eram os supermercados, há alguns anos, para estabelecer as diferenças. As estruturas se assemelhavam a um barracão ou “caixote” de concreto.
Hoje, a concorrência fala mais alto e o comércio se adapta aos novos padrões. É nesse segmento que entra a arquitetura de varejo. Os profissionais que se especializam na área precisam conhecer hábitos de consumo e frequentemente se apoiam em pesquisas de mercado para desenvolver projetos.
O arquiteto Waldeny Fiuza, um dos mais requisitados nesse segmento, coleciona projetos bem sucedidos. “O conceito tem de ser trabalhado levando em conta a marca e o lugar onde a loja vai ser implantada. Com terrenos disponíveis cada vez menores nas regiões centrais, também é preciso encontrar soluções para espaços restritos”, explica Fiuza, sócio do escritório Dória Lopes Fiuza Arquitetos Associados.
Espaços múltiplos
Valéria Santos Fialho, professora do curso de pós-graduação em Arquitetura Comercial do Centro Uni­­versitário Senac, em São Paulo, observa que a evolução da arquitetura de varejo aconteceu nos últimos 20 anos, levando à criação de espaços agradáveis e múltiplos, com características de centros de compras.
“Os empreendimentos precisam oferecer mais opções, como a ala de serviços em supermercados, incluindo espaços de alimentação. Quanto mais tempo o consumidor permanece na loja, mais possibilidades ele terá de adquirir produtos e serviços”, comenta.
Valéria explica que a distribuição adequada dos produtos influencia os resultados de vendas. O objetivo do projeto, e da organização do espaço, é levar o cliente a realizar suas compras sem transtornos ou má interferência das instalações.
“Espaços bem desenhados, com apuro nos detalhes, e boa escolha de materiais, fazem diferença”, comenta a especialista.
Amplitude
Waldeny Fiuza, que assina a arquitetura de várias lojas de supermercados em Curitiba e em outros estados, conta que nos últimos anos os novos projetos – e também as reformas – têm privilegiado a amplitude. A tendência é que as lojas sejam mais “abertas”, com saídas amplas e elementos que as conectem com o ambiente exterior, como grandes paredes envidraçadas.
Divulgação / Waldeny Fiuza, especialista em  varejo: arquiteto deve acom-panhar as tendên-cias de consumo
Waldeny Fiuza, especialista em varejo: arquiteto deve acom-panhar as tendên-cias de consumo

Público-alvo e entorno definem características
A experiência do arquiteto Waldeny Fiuza na elaboração de projetos de lojas de super e hipermercados revela a evolução da arquitetura comercial. Responsável pelas duas lojas da rede Angeloni em Curitiba, Fiuza explica quais elementos leva em conta ao projetar os empreendimentos.
“Cada rede tem caraterísticas que influenciam as escolhas do projeto. No Angeloni, os corredores são largos e o piso é de granito. São lojas com uma sofisticação maior, que têm a ver com a região onde estão implantadas e o público que as frequenta”, enumera o arquiteto.
Paisagismo
Na loja do Bigorrilho, o amplo hall de entrada, com uma parede inclinada de vidro que gera impacto visual à fachada, abriga a praça de alimentação. Os jardins externos também se destacam.
“Tivemos especial preocupação com o ajardinamento, pois o imóvel está em um bairro predominantemente residencial. Os 15 metros de jardim diminuem o impacto visual e fazem a transição entre as casas do entorno e a loja”, conta.
Já no supermercado Mufatto da avenida Vitor Ferreira do Amaral, no bairro Tarumã – também com projeto assinado por Fiuza – a intenção foi evidenciar a loja, que está em um cruzamento de grandes vias. “Temos os quatro lados da fachada trabalhados com materiais nobres, dando aspecto moderno ao local”, comenta. Projetar uma fachada que chamasse atenção também estava na pauta do Condor da Avenida das Torres.
“Nenhuma loja é igual a outra. O desenho e a fachada vão depender do local onde será construída, se em local mais tranquilo ou em uma grande avenida”, diz o arquiteto.
Mudanças
Diretor de patrimônio da rede de supermercados Condor há 22 anos, Alceu Brambilla percebe, no dia a dia, as transformações na arquitetura das lojas e o resultado das mudanças. “Antes se construía um barracão ou um caixote. Eram prédios simples. Colocava-se o equipamento, a mercadoria, e não havia exigência por parte do consumidor”, lembra.
Hoje, o investimento em tecnologia e arquitetura, tanto em novas contuções quando em reformas, é considerável. Garantir acessibilidade nas lojas é outro item indispensável. “A sociedade evoluiu nesse aspecto e nós acompanhamos”, comenta Brambilla.
A separação dos produtos também deve ajudar o consumidor. Prateleiras e gôndolas são projetadas de forma que o cliente veja o produto e o preço com facilidade. Da mesma maneira, a organização das seções da loja precisa estar facilitada.
Para todos
Os conceitos atuais de arquitetura de varejo não se restringem a grandes redes. Comerciantes de menor porte devem se adequar aos novos padrões. A professora de Arquitetura Comercial Valéria Santos Fialho afirma que a contratação de um profissional habilitado é o primeiro passo.
“Mesmo para obras de pequeno porte, a intervenção do profissional de projeto impacta de maneira expressiva a qualidade dos espaços. Pode parecer um gasto extra, mas é investimento que deixará o negócio mais eficiente”, diz.
* * * * *
Sucesso
Critérios atuais da arquitetura de varejo indicam quais características um empreendimento deve possuir:
- Amplitude e elementos de contato com o exterior, com uso de vidros ou outros recursos;
- Iluminação adequada, que pode variar ao longo do dia, de forma agradável;
- Acessibilidade.
- Materiais de qualidade na ambientação, no piso e no forro, e investimento na comunicação visual no interior da loja;
- Elementos sustentáveis, como reuso da água da chuva, uso de luz natural e iluminação eficiente, que geram economia e empatia com o consumidor;
- Espaços de convivência, como praças de alimentação, que levam os clientes a ficar mais tempo no local;
Fonte: Gazeta do Povo 









Nenhum comentário:

Postar um comentário