quinta-feira, 18 de abril de 2013

Com a queda da temperatura, confira sugestões para investir em uma decoração quente


Estações mais geladas do ano pedem recursos extras e cuidados especiais para deixar o lar aconchegante


Com a queda da temperatura, confira sugestões para investir em uma decoração quente Artefacto Beach & Country/Divulgação
Ambiente Family Room de Campo, da arquiteta Denise Barretto na mostra Artefacto Beach & Country, em São Paulo, aposta em materiais sofisticados a aconchegantesFoto: Artefacto Beach & Country / Divulgação
Nos dias em que o céu cinza não anima a deixar a cama e que as baixas temperaturas mostram a que vieram já no raiar do sol, é hora de preparar a casa para o frio. Já que não é possível hibernar como os ursos ou se entocar como as formigas durante todo o inverno, o jeito é tentar deixar a casa ao menos convidativa para a volta do trabalho no fim do dia ser mais prazerosa.
Seja sozinho, a dois, com a família ou com os amigos, uma casa bem quentinha é sempre um convite para o bem-estar. Mas como conseguir essa sensação de ambiente aquecido sem ter que investir em uma reforma? Confira dicas de como adaptá-la e sugestões de produtos para curtir o lar no inverno.
1. TAPETE: pisos de madeira são mais quentes e, por isso, mais indicados para as regiões onde faz muito frio. Porém, se o seu revestimento for de cerâmica, mármore ou outros materiais frios, invista em tapetes felpudos, de preferência os feitos de lã, chenile ou nylon, que aquecem e ajudam a manter os pés quentinhos sem a necessidade de estar sempre de meia e chinelo. Por ser um investimento maior, eles podem ficar durante o ano todo no ambiente, tendo em vista que são ótimos acessórios para casa. E não importa se sua casa é moderna, chalé, casa de praia ou bangalô, um tapete sempre é muito bem-vindo.
2. MANTAS: jogadas como cobertas desleixadas ou mesmo dobradinhas à perfeição, as mantas (abaixo) cumprem duas funções importantes em cima dos estofados: decoram e esquentam nas horas mais frias do dia ou noite. E passado o inverno, elas podem simplesmente ser guardadas para a próxima temporada. Entre as opções estão as de microfibra, de tricô, as de algodão ou as de pele, sejam naturais ou não. Moradores e visitantes vão adorar chegar e se enrolar em uma delas.

Foto: Mmartan
3. ALMOFADAS: outra boa opção para dar nova cara rapidamente para a casa e driblar uma possível sensação de frieza são capas de almofada (abaixo). Se no verão a preferência é por estampas coloridas e vibrantes, quando o frio chega a dica é utilizar várias delas e, principalmente, em tecidos encorpados, aconchegantes e pesados, de preferência, em cores quentes. Investir na decoração com cores quentes nos tecidos é uma ótima forma de deixar a casa aconchegante. Vai ficar difícil resistir ao sofá!

Foto: Luhome
4. LAREIRA: para quem não tem o privilégio de ter uma casa ensolarada e não quer investir em um ar-condicionado, a solução é lançar mão de aquecedores portáteis, que, sendo versáteis e de fácil remoção, podem ser mantidos guardados no verão. Unindo charme e praticidade, as compactas lareiras a álcool (abaixo) não produzem fumaça ou cheiro e conseguem aquecer ambientes de até 50 metros quadrados. Uma das vantagens dessas lareiras é a instalação, que dispensa a presença de chaminés ou dutos, ou seja, não é necessário modificar a estrutura do ambiente. Os modelos a álcool ficam no piso, mas também podem ser colocados sobre mesas e tampos.

Foto: k3 Imports
5. CORTINA: em função de tempo e de custo, as cortinas são raramente trocadas de acordo com a mudança das estações. Por isso, o linho é uma boa opção de tecido, já que, além de ser um material adaptável a qualquer época do ano, ainda ajuda a aquecer o espaço.
6. VELAS: para um clima intimista e bem natural, nada de luz direta ou branca. A sugestão são estas velas em edição limitada (abaixo) que apostam na mistura contemporânea do couro com vidro, assinadas pelos designers do Studio Saccaro. Inspirada nos faróis da Itália, as lanternas Ortona, Punta Arena e Sant'Elia valorizam o trabalho artesanal e a exclusividade, garantindo uma iluminação indireta seja para um jantarzinho a dois ou para uma conversa a sós. Elas vão bem ao lado de sofás, poltronas e até mesmo sobre a mesa.

Foto: Saccaro
7. PAPEL DE PAREDE: para quem quer mudar uma parede, mas deseja um acabamento melhor do que a simples pintura com tinta, a dica é investir em papéis de parede. De aplicação simples e limpa, o produto permite renovar um ambiente rapidamente e por um custo controlado, uma vez que há uma grande variedade de papéis e de preços disponíveis no mercado. Uma das sugestões é apostar nas versáteis listras, que sempre foram hit da moda, e vestem a casa de uma forma incrível, garantindo um ar aconchegante independente da combinação de cores. Quem preferir pode buscar papéis que imitem tecidos mais encorpados e vestir a parede de forma sofisticada.
8. FONDUE: há quem não goste, quem gosta e quase nunca come e quem acha que inverno não pode ficar sem ele: fondue. Para os últimos, um aparelho de fondue não pode faltar nos dias mais frios do inverno. É o pretexto ideal para chamar os amigos para uma noite especial. Os mais descolados vão preferir esta panela de fondue esmaltado com fundo triplo (abaixo).

Foto: Casa Ambiente
Já os clássicos vão preferir este conjunto de cerâmica (abaixo), formado por réchaud, panela com capacidade para 2L, queimadores, garfos e molheiras. O diferencial da peça, de acordo com o fabricante, é que o réchaud, por ter sua parte superior fechada, também pode ser utilizado como um "brie réchaud".

Foto: Ceraflame
9. VINHO: apreciado durante o ano todo, o vinho tinto é inegável uma das melhores combinações com o inverno. Com capacidade para 31 garrafas, 11 delas com até 8,8 centímetros de diâmetro, esta adega (abaixo) se destaca pela função Dual Zone, com dois compartimentos distintos e controle de temperatura independente, possibilitando o armazenamento simultâneo de dois tipos de vinhos, entre tinto (15°C a 18°C), rosé (12°C a 14°C), branco e espumante (ambos entre 8°C a 11°C). 

Foto: Brastemp
Porém, para uma dose extra de bossa para os momentos de transporte desta bebida dos deuses, invista em capas e sacolas específicas para uma ou duas garrafas (abaixo). O vinho irá bem acondicionado e ainda não terá a temperatura alterada em função do contato da garrafa com a mão. Chegando no destino, é só abrir, deixá-lo respirar uns minutos no decanter e separar as taças.

Foto: SD+Fernanda Marques
10. CAFÉ: Além de uma casa quentinha e aconchegante, uma mesa especial é um dos grandes prazeres do inverno. E não precisa de receitas muito elaboradas para agradar quem se quer bem, desde que seja feita com o coração. Para quem não abre mão do pão quentinho ou do café recém passado, a sugestão são estas chaleira elétrica, torradeira e cafeteira (abaixo) que, em cores retrô, conferem modernidade e charme à cozinha.
Fotos: Camicado

Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário