terça-feira, 30 de abril de 2013

Decoração de outono deve ser aconchegante

Para transmitir a sensação de que o ambiente está aquecido, a dica é utilizar cores como o azul e marrom e combiná-las com tonalidades mais claras


Durante os meses de outono os dias são mais frios, mas é possível fazer com que a casa ganhe uma atmosfera um pouco mais “quente”. Cores e tecidos podem deixar o lar muito mais aconchegante, só é preciso saber como utilizá-los a seu favor.
Velas espalhadas pela casa durante o outono dão a sensação de uma casa aconchegante (Fotos: Thinkstock)
De acordo com a arquiteta e designer Maria Claudia Luna, as cores-tendência para a estação são o azul marinho e o marrom. Para não deixar o ambiente muito escuro, no entanto, a especialista indica que os detalhes sejam nas tonalidades cru, bege ou branco. “O ouro velho também é uma cor interessante para o outono”, diz a profissional.
Se a casa segue um estilo mais moderno, com a predominância do branco, a sugestão de Maria Claudia é brincar com as cores que estão na moda neste inverno. Para isso, basta colocar acessórios nessas tonalidades que elas passam a oferecer uma sensação de mais conforto aos moradores.
Para contrabalancear móveis escuros, a proposta de Maria Claudia é colocar toalhas bordadas brancas sobre a mesa. “Elas dão um ar chique, ainda mais se adicionar outras peças como um porta-guardanapos com detalhes em madeira, por exemplo”, diz.
Aqueles que querem trocar a mobília nesta época e deixar a casa com um ar de outono, a dica da especialista é utilizar madeira na tonalidade clara, pois ela dá a sensação térmica de um ambiente que parece estar aquecido.
“O tricô também estão em alta”, sinaliza a arquiteta. Aqueles que não quiserem investir muito dinheiro em peças novas podem optar por fazer capas para as almofadas que ficam sobre o sofá, na intenção de oferecer um visual mais de acordo com a estação.
Mantas dispostas no sofá também dão a sensação de um lugar aconchegante, segundo a designer. “Tecidos de tricô ou lã com estampas xadrez e listradas não deixam o ambiente pesado e dão um efeito que parece que o lugar está realmente aquecido”, diz Maria Claudia.
Tapetes trazem mais aconchego para esta época do ano, de acordo com a designer. Assim como eles, as luminárias também agregam ao ambiente. “Elas não são peças caras e podem fazer um belo conjunto em uma mesa com porta-retratos”, sugere ela.
Vasos de folhas secas auxiliam no visual dessa estação do ano
“As casas que não têm lareira podem contar com as do tipo portátil para os dias mais frios”, indica Maria Claudia. A arquiteta acredita que o item é prático, já que não faz fumaça, e pode ser transportado da sala para o quarto ou outros ambientes. Vasos de vidro cheios de folhas secas e velas espalhadas pela casa remetem ao outono.
Fonte: Zap Imóveis 


Nenhum comentário:

Postar um comentário