sexta-feira, 26 de abril de 2013

São José dos Campos se destaca pelo luxo; Campinas, pela variedade


Enquanto terrenos na grande São Paulo tornam-se valorizados e escassos, proliferam empreendimentos de loteamentos fechados em um raio de 100 quilômetros da capital.
Dados da Graprohab (Grupo de Análise e Aprovação de Projetos Habitacionais do Estado de São Paulo) mostram que as cidades da macrometrópole que mais tiveram loteamentos no ano passado foram São José dos Campos (com 2.637 lotes em quatro empreendimentos), Jundiaí (1.517 lotes em cinco empreendimentos) e Sorocaba (1.375 em três projetos).
A macrometrópole é a área que compreende as regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Vale do Paraíba e litoral norte, além das aglomerações urbanas de Sorocaba, Jundiaí e Piracicaba.
Gabo Morales/Folhapress
Elaine Prado passeia em condomínio de casas em Itatiba; ela se divide entre trabalhos na capital e em Campinas
Elaine Prado passeia em condomínio de casas em Itatiba; ela se divide entre trabalhos na capital e em Campinas

A líder de loteamentos, São José dos Campos, se destaca por empreendimentos de luxo. Santos praticamente não tem opções de terrenos há muito tempo, e a região de Sorocaba vem ganhando destaque.
O diretor do Secovi para o interior, Flávio Amary, afirma que, embora Campinas tenha tido pouquíssimas aprovações devido a questões políticas nos últimos anos, a região é uma das que mais crescem e recebe empreendimentos desse tipo em São Paulo.
Segundo o Censo do IBGE, a população da região metropolitana de Campinas cresceu 50% de 1991 para 2010, passando para 2,79 milhões de habitantes.
Cada vez mais pessoas moram no interior e trabalham em São Paulo -muitas deixam a metrópole em busca de qualidade de vida. Um sinal disso é que, na última década, houve um crescimento populacional mais acelerado nas áreas de influência (entorno) de Campinas (19,7%), de Santos (12,8%) e do Vale do Paraíba (12,6%) do que na região metropolitana de São Paulo (10,2%), segundo dados do IBGE de 2010.
A fotógrafa Elaine Prado mudou-se para Itatiba (a 84 km de São Paulo) quando percebeu que pagava "um aluguel caríssimo" por um apartamento na capital. Hoje, ela mora em uma casa de 250 m², com piscina e churrasqueira. "Se vendesse minha casa, não conseguiria comprar muita coisa em São Paulo."
Ela não se incomoda de enfrentar a estrada para ir a São Paulo ou a Campinas. Mas reclama uma melhor estrutura médica para Itatiba. (ANA MAGALHÃES)

Fonte: Folha de S Paulo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário