sexta-feira, 26 de abril de 2013

Revestimentos e decoração dão charme à churrasqueira

Sinônimo de lazer e boa comida, a churrasqueira ganha design e acessórios bem temperados

A churrasqueira conquistou ares de importância na hora de projetar a moradia. Cada vez mais, apartamentos e áreas cobertas ganham espaço destinado a esse fim. Revestimentos e elementos de decoração imprimem charme a esta área, que pode ser projetada na sacada ou até na cozinha de um apartamento. 

Para a arquiteta Cristiane Maciel, da Arqtríade, de Curitiba, as pastilhas estão entre os principais elementos usados na decoração de ambientes mais sofisticados. Já as cerâmicas, em forma de mosaico, combinam com espaços mais rústicos e a textura, feita com tinha especial, é ideal para os ambientes mais simples. No entorno, o granito ganha a preferência por questões estéticas e de segurança'', avalia. 

Reprodução


Grande parte dos projetos seguem essa linha, assim como no quesito iluminação, importante na hora de projetar a churrasqueira. ''Além de uma lâmpada dentro da churrasqueira, deve-se planejar para que o espaço seja bem claro. Uma sugestão é formar fileiras com lâmpadas dicróicas, com um metro de distância, mais ou menos, entre cada fileira'', explica Gisele Busmayer, também designer da Arqtríade, recomendando o uso de lâmpadas incandescentes, ''pois as fluorescentes alteram a cor da comida''. 

Na palheta de cores, tons como bege e amarelo aguçam o sentido do paladar. Como apoio para o churrasqueiro pode-se projetar um balcão alto, que facilita na hora de tirar a carne. Além disso, ter uma pia e uma geladeira perto ajuda bastante. 
Reprodução


Na hora de elaborar o projeto, é preciso ter em mente algumas regras, contando com a ajuda de um profissional capacitado. Para começar, é importante levar em conta o espaço disponível, projetando a churrasqueira com as devidas proporções. ''Não existe uma medida padrão para a churrasqueira. Tudo depende de quantas pessoas o dono da casa costuma receber ou que tipo de carne ele costuma assar. Em apartamentos, a média padrão da boca da churrasqueira é de 50 cm ou 60 cm'', explica a arquiteta Caroline Bollmann. Nas casas, essa medida varia entre 70 cm e 80 cm. 

Elas se dividem em três tipos: pré-moldadas, de tijolos e portáteis. As pré-moldadas têm suas peças fabricadas separadamente, em série, e são encaixadas umas nas outras. As de tijolos são projetadas para um ambiente específico, com as medidas e proporções definidas através de planta e cálculos. As portáteis, como o nome já sugere, não são fixas e podem ser levadas a qualquer lugar. 
Reprodução


Uma das partes mais importantes do projeto é o duto da chaminé. ''O sistema que não deixa a fumaça voltar é uma espécie de virgula, formada pela tubulação, colocada dentro da parede. Ela faz a troca do ar quente pelo ar frio e não permite que a fumaça volte'', alerta Cristiane Maciel. Além disso, a saída do duto deverá ficar no mínimo 50 cm acima do telhado da casa. 

Com a segurança também existem alguns cuidados a serem tomados para que o churrasco não acabe em um grande incêndio. ''Dentro da churrasqueira sempre vai o tijolo refratário, um tipo que não pega fogo. Do lado de fora, a mesma coisa. Os revestimentos usados jamais poderão ser condutores de calor, como a madeira. Normalmente coloca-se granito. Para o piso no entorno funciona a mesma regra, normalmente usa-se piso cerâmico'', recomenda Cristiane. 


Fonte: Site Bonde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário