segunda-feira, 22 de abril de 2013

Novos edifícios abrem mão de muro em nome da convivência

O paulistano que caminha por bairros com muitos condomínios sabe que o trajeto poderia ser mais aprazível. Além de calçadas malcuidadas, muros altos e excesso de cercas criam um ambiente um tanto opressor para quem circula a pé pelas ruas.

Andreza Paes, passeadora de cães, frequenta o bosque do empreendimento Paulistânia, aberto à população durante o dia
Andreza Paes, passeadora de cães, frequenta o bosque do empreendimento Paulistânia, aberto à população durante o dia


Cada projeto tem um tipo de proposta, que pode prever praças ou parques abertos ao público, integração de comércio ao empreendimento ou a ausência de muros ao redor do edifício, algo mais comum em lançamentos que mesclam torres corporativas, comerciais e residenciais.
No Huma Klabin, na região da Vila Mariana, a ser lançado em maio, não haverá muros, e a própria estrutura do edifício servirá de barreira, o que vai permitir a criação de uma pequena praça.
Ao entrar no edifício, o morador passará por dois portões, dentro do prédio, por medida de segurança. A construtora pretende lançar outro projeto no Itaim Bibi, também sem muros.
Um exemplo de empreendimento já pronto é o Paulistânia Bosque Residencial, que fica na região do Brooklin.
Como contrapartida exigida pela prefeitura, uma área verde perto do condomínio, mas sem acesso a ele, foi reformada e aberta à comunidade. Hoje ela é utilizada por condôminos e vizinhos.
Segundo Benedito Abbud, responsável pelo paisagismo do Paulistânia, houve conversas com os moradores para decidir que tipo de uso seria dado ao local. Ele diz que muitas pessoas queriam um lugar para passear com os cachorros. "Levamos isso em conta na hora de elaborar o projeto."
A passeadora de cães Andreza Paes, 33, aprovou o espaço: "De manhã, há uma grande família de cachorros brincando ali, todos os dias."

Prédios residenciais sem muros ou com comércio no térreo ganham espaço em SP


No edifício Huma Klabin, não haverá muros; na frente dele, está prevista uma pequena praça

Com recuo maior da calçada, frente do edifício Azul ganhará área verde

No Unlimited, em Santos, supermercado fará parte do empreendimento


Fonte: Folha de S. Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário