segunda-feira, 22 de abril de 2013

Fachada de grife com blocos de vidro se destaca em movimentada rua de Tóquio


Projeto foi desenvolvido por escritório global em colaboração com famoso arquiteto japonês


Fachada de grife com blocos de vidro se destaca em movimentada rua de Tóquio Escritório de arquitetura OMA/Divulgação
Foto: Escritório de arquitetura OMA / Divulgação

Mundialmente reconhecido por seus projetos inusitados, o estúdio de arquitetura OMA, que assinou, entre outras construções, a sede da CCTV em Pequim e o edifício Maha Nakhon em Bangkok, inaugurou recentemente seu primeiro projeto em Tóquio, no Japão. O escritório com sede em Roterdã, na Holanda, revelou a nova identidade visual adotada pela grife norte-americana Coach, apresentada na fachada de sua loja conceito na Avenida Omotesando, símbolo do luxo japonês. O projeto contou com a colaboração do famoso arquiteto Shohei Shigematsu.

Veja em foto aproximada os detalhes da fachada com blocos de vidro:imagem 3
Veja em foto aproximada os detalhes da fachada com blocos de vidro

Fachada de grife norte-americana com 210 blocos de vidro se destaca em movimentada rua de Tóquio:imagem 4
Fachada de grife norte-americana com 210 blocos de vidro se destaca em movimentada rua de Tóquio

Além da fachada, o OMA projetou no interior uma torre "flutuante" de 105 unidades de acrílico iluminadas que encerram a escada central da loja:imagem 6
Além da fachada, o OMA projetou no interior uma torre "flutuante" de 105 unidades de acrílico iluminadas que encerram a escada central da loja

Consolidar a exibição na fachada e na circulação cria uma condição na qual o cliente é continuamente cercada por produtos da marca, enquanto simultaneamente libera espaço no solo:imagem 8
Consolidar a exibição na fachada e na circulação cria uma condição na qual o cliente é continuamente cercada por produtos da marca, enquanto simultaneamente libera espaço no solo


Numa rua repleta de grandes grifes e vitrines vistosas, a loja, com 440 metros quadrados de área, surge com uma fachada formada por 210 prateleiras de vidro translúcido, em um padrão de zigue-zague de orientação vertical e horizontal, utilizada pela grife como vitrine para expor sua coleção.
Além da fachada, o OMA projetou no interior uma torre "flutuante" de 105 unidades de acrílico iluminadas que encerram a escada central da loja, atraindo os clientes para o nível superior e os mantêm cercados pelos lançamentos da marca por meio de duas vitrines com pé-direito duplo.
Consolidar a exibição na fachada e na circulação cria uma condição na qual o cliente é continuamente cercada por produtos da marca, enquanto simultaneamente libera espaço no solo.
– Em comparação com as edificações cada vez mais decorativas que caracterizam Omotesando, o design de OMA integra fachada com exposição. Vista do interior, as caixas translúcidas fornecem um contexto ativo para a mercadoria e uma filtragem da paisagem urbana de Omotesando durante a experiência de compra – comenta Shigematsu.
Fonte: Zero Hora 

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