quarta-feira, 17 de abril de 2013

Brasil registra aumento de moradias na praia e campo

Brasileiros que integram a nova classe média já são donos de mais de um terço das casas de praia e de campo

Fugir do trânsito, dos prédios e da rotina estressante dos grandes centros urbanos é um sonho para muitos que desejam uma vida mais tranquila. Comprar uma casa na praia ou no campo pode ser uma boa alternativa para mudar. Um levantamento realizado a partir da Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD) e dos censos do IBGE dos anos de 2000 e 2010, comprovou  o aumento de moradias no campo e nas praias.
Segundo reportagem do Portal O Debate, os números mostram que o Brasil tinha 45,8 milhões de moradias fixas e 2,69 milhões de residências de veraneio em 2000. Em 2010, os números aumentaram para 57 milhões de residências fixas e 3,94 milhões para o verão. “Dentre esses números, o percentual de crescimento das “segundas casas” – como casas de praia ou de campo - (46,45%) foi quase o dobro do de moradias fixas (24,35%)”.
Transformação econômica
Com a transformação econômica do Brasil e a ascensão da classe C, as mudanças no setor imobiliário são nítidas.  Carlos Samuel de Oliveira Freitas, diretor de condomínios, afirma ao portal O debate que “os brasileiros que integram a nova classe média já são donos de mais de um terço das casas de praia e de campo do país. Segundo pesquisa do Instituto Data Popular, a classe C é dona de 1,46 milhão (37,1%) de casas e apartamentos de veraneio, enquanto a classe A possui 1,25 milhão (ou 31,8%) e a classe B possui 1,23 milhão (31,1%)”.
Morar no campo
Optar pelo campo em vez da cidade não é mais exclusividade de pessoas aposentadas que pretendem aproveitar o resto da vida. Hoje a procura é também das pessoas que buscam tranquilidade depois de um dia de trabalho. O blog Uma Vida com Sentido traz uma lista com as vantagens de morar no campo. “Chegar a casa, depois de um longo dia de trabalho, trocar de roupa e de calçado, e dar um passeio pelo campo, sem o barulho do trânsito e respirar o ar puro da natureza. Se tiver uma horta, o prazer de ir ao ‘supermercado’ natural, colher umas laranjas, umas alfaces ou umas nabiças. Passear com os cães, sem correr o risco de eles serem atropelados. Fazer churrascos e usufruir de um belo terraço, ao ar livre”.
Morar na praia
Morar na praia também possui vantagens em relação a quem mora em centros urbanos. Além de evitar a manutenção necessária de quando a casa de praia é apenas residência de veraneio, passeios a beira-mar podem ser realizados em qualquer dia da semana, após o trabalho por exemplo. “Morar na praia significa estar mais próximo da natureza, é ter uma vida mais saudável, é ver no sorriso das pessoas a felicidade de viver bem”, afirma o portal Vem pro Cumbuco. 

Fonte: RedImob

Nenhum comentário:

Postar um comentário