quarta-feira, 17 de abril de 2013

Luminária inspirada em joão-bobo balança, mas não cai


A fool, criada pelo designer Fernando Prado para a empresa lumini, convida o usuário a brincar com suas posições


designer Fernando Prado, da empresa lumini, inspirou-se no balanço do boneco joão-bobo para criar a fool, uma luminária de mesa que balança para todos os lados, mas não cai. Lúdica, ela convida o usuário a brincar com suas posições e movimento de pêndulo, direcionando o facho de luz. Ao mesmo tempo, a peça funciona perfeitamente como um abajur. Disponível em dois tamanhos – fool e minifool – a peça se adapta a diferentes tipos de ambientes. 
fool-lumini-luminária-fernando prado

 
O segredo da fool é o equilíbrio entre o peso dos componentes: uma base metálica maciça e uma cúpula de feltro muito leve, que possui um sistema de encaixe como um quebra-cabeça. Essa diferença de densidade entre as partes permite o correto balanço da peça. 
fool-lumini-luminária-fernando prado

 
“Na verdade, a ideia é simples, mas o desenvolvimento foi complexo. Não foi tão fácil chegar ao resultado final. Tivemos que realizar um estudo sobre a distribuição de pesos e o formato adequado”, explica o designer. O movimento da fool pode ser iniciado com apenas um toque.  A peça balança como um pêndulo e, graças a um pequeno chanfro situado na parte inferior da base, volta para a posição vertical.  
fool-lumini-luminária-fernando prado

 
A fool oferece uma iluminação confortável que muda de direção de acordo com a sua inclinação.  E possui também um dimmer sensível ao toque que regula a luz em três níveis de intensidade. Além disso, vem com um suporte que permite ser posicionada de forma fixa horizontalmente ou em outro ângulo desejado.

Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário