segunda-feira, 29 de abril de 2013

Conheça erros mais comuns na hora de decorar a cozinha

Qualquer falha cometida no planejamento pode prejudicar o equilíbrio e a harmonia deste ambiente

Nos últimos anos as cozinhas deixaram de ser meros espaços para tarefas domésticas e se tornaram locais de convívio social. Integrada a outros ambientes, a cozinha facilitou a interação entre anfritriões e convidados. Mas, para cumprir este papel, vários fatores precisam ser considerados na hora de decorá-la, como o tamanho do cômodo, o estilo da decoração, a rotina dos moradores e o orçamento disponível. Qualquer falha cometida no planejamento pode prejudicar o equilíbrio e a harmonia deste ambiente. 

Reprodução


Para não errar na decoração da sua cozinha, você não precisa, necessariamente, contratar um designer de interiores. Basta ficar atenta e conhecer os erros mais comuns que as pessoas cometem na hora de decorar a cozinha e aprender com eles: 

Móveis grandes em um espaço pequeno 

Para que a cozinha seja funcional e esteticamente bonita, tudo deve ser proporcional. O uso de móveis grandes em uma área limitada pode dificultar a circulação dos moradores e deixar o ambiente apertado. 

Ambiente escuro 
Reprodução


A cozinha sugere a ideia de limpeza e higiene, por isso é importante investir numa decoração com cores claras e suaves. O ambiente escuro prejudica a visibilidade e compromete a sensação de amplitude. 

Utensílios domésticos bagunçados 

Para facilitar a rotina do morador, a cozinha deve ser um ambiente bem organizado. Os talheres, potes, panelas e outros utensílios precisam estar devidamente separados e armazenados nos compartimentos dos armários. 

Balcão abandonado 

Na cozinha americana, o balcão precisa ser bem valorizado e se transformar em um espaço de recepção. O uso de algumas banquetas para decorar torna o lugar mais convidativo. 

Paredes vazias 

A cozinha moderna tem poucas paredes, por isso é importante saber aproveitar este espaço para instalar armários e prateleiras. 

Falta de ventilação 

A cozinha é um local voltado para o preparo de alimentos, então ela precisa ser bem ventilada. O fogão, no entanto, deve ser posicionado fora da corrente de ar. 

Ausência de exaustor em cozinha americana 
Reprodução


A cozinha americana é integrada com a sala de estar e jantar, ou seja, não há uma parede dividindo os ambientes. Por causa desta estrutura, os odores da cozinha podem se espalhar facilmente pela casa. Para evitar este problema, vale a pena investir na instalação de um exaustor. 

Posicionamento errado 

A melhor forma de organizar a cozinha é valorizando a forma de um triângulo, cujas vértices são ocupadas pela geladeira, pia e fogão. A área no interior do triangulo é de aproximadamente 6 metros.(Fonte: Mundo das Tribos)


Fonte: Site Bonde 

Nenhum comentário:

Postar um comentário