segunda-feira, 22 de abril de 2013

Exposição reúne arquitetura brasileira e portuguesa

Evento tem intenção de mostrar o diálogo entre os dois países através de 20 projetos


Há muito da decoração portuguesa nos lares brasileiros. Para celebrar o Ano de Portugal no Brasil e do Ano do Brasil em Portugal (2012-2013), o Museu da Casa Brasileira (MCB) inaugurou esta semana a exposição “Local x global: a arquitetura como lugar”, que vai até o dia 9 de junho.
Casa Boaçava, em São Paulo. O projeto é do UNA Arquitetos (Fotos: Divulgação)
O evento tem a intenção de mostrar o diálogo entre portugueses e brasileiros em 20 projetos residenciais recentes, sendo 10 de cada país. A mostra tem curadoria da arquiteta portuguesa Bárbara Silva e expõe desenhos, maquetes, vídeos e painéis fotográficos que indicam o modo de viver e de pensar a arquitetura nos dois locais.
“Pretendemos mostrar a arquitetura da casa tanto por meio de uma rede de temas que são uma referência ao lugar e à cultura de um país, quanto das intenções, preocupações e personalidade do próprio arquiteto”, afirma a curadora.
A arquiteta acredita que a globalização faz com que todos estejam ligados digitalmente a qualquer informação, mas que a casa das pessoas transmite referências próprias que fazem parte da personalidade de cada lugar.
Projeto de Pedro Sousa, em Beja, Portugal
Casa Querosene, em São Paulo (SP). Projeto do GrupoSP
Os arquitetos e escritórios brasileiros que participam da exposição são: Angelo Bucci, Ciro Pirondi, UNA Arquitetos, Grupo SP, Pablo Hereñú, Fernanda Neiva, Anderson Freitas + Juliane Antunes, Shundi Iwamizo, MMBB Arquitetos e Ruben Otero.
Já os profissionais portugueses que apresentam projetos na mostra são: Gonçalo Byrne, Aires Mateus, Ricardo Bak Gordon, Pedro Mauricio Borges, Pedro Sousa, Paulo Tormenta Pinto, Jorge Figueira, Ana Silva, João Gois + Alexandre Berardo, Fernando Salvador + Margarida Nunes.

Fonte: Zap Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário