Segundo executivos da CBIC, os gargalos como os custos, os prazos e a insegurança jurídica são os principais entraves para o desenvolvimento do setor
A burocracia no setor de construção civil faz com que os preços de venda dos imóveis residenciais fiquem ainda mais altos.
Segundo um estudo da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) que será divulgado no próximo dia 11 de dezembro, os valores da casa própria para o comprador podem ficar até 24% maiores devido aos demorados trâmites realizados pelas repartições públicas.
Um dos problemas citados foi a dificuldade que as construtoras e incorporadoras têm de encontrar terrenos para loteamentos (Foto: Banco de Imagens / Think Stock)
De acordo com a assessoria da entidade, o presidente da Câmara, Paulo Simão, antecipou algumas informações do documento no último Encontro Nacional da Indústria da Construção, que ocorreu em Fortaleza.
E um dos problemas citados foi a dificuldade que as construtoras e incorporadoras têm de encontrar terrenos para loteamentos.
Já o vice-presidente da CBIC, José Carlos Martins, criticou o excesso de burocracia e apontou como gargalos os custos, os prazos e a insegurança jurídica.
“Quando a economia não anda na velocidade que se imagina, o investimento privado também não anda. É necessário melhorar a eficiência do setor para a economia do Brasil ser mais competitiva”, afirmou, via nota.
A entidade comunicou ainda que espera um crescimento de 2% do PIB (Produto Interno Bruto) da construção em 2013. Para o PIB do país, a expectativa é de uma taxa de crescimento de 2,5%. Em 2014, a CBIC prevê aumentos entre 3% e 4% no PIB do setor e de 2,5% para o PIB nacional.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário