sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Casa em ordem: como remover manchas indesejáveis de tecidos?

Conheça alguns truques caseiros e se livre de manchas de vinho, café, gordura...


No dia a dia de qualquer casa, principalmente com crianças ou pets, é comum que acidentes aconteçam e sofás, almofadas, tapetes, toalhas de mesa sejam alvos de manchas. Difíceis de serem removidas ou não, podem estragar os tecidos. Para que isso não aconteça com você, confira alguns truques caseiros para se livrar das indesejáveis.  

Vinho
É o responsável pela formação das manchas mais difíceis de serem removidas, principalmente depois que o tecido seca. Para retirá-la de tecidos brancos ou claros, o indicado é lavar a peça o mais rápido possível para evitar que o produto fique preso às fibras do tecido. Em seguida, mergulhe a peça em uma mistura de 500 ml de água fervente com duas colheres de sopa de vinagre branco, uma colher de sopa de álcool e três colheres de sopa de sabão em pó. Deixe agir por uma hora e lave como de costume.
Para manchas em tapetes ou sofás confeccionados em tecido grosso (como o linho), o mais indicado é esfregar a mancha com uma escovinha utilizando a mesma mistura. Em seguida, deve-se remover todo o sabão com um pano úmido, até perceber que a mancha desapareceu. Em tecidos muito claros e delicados como o veludo, você pode consultar uma lavanderia especializada para se assegurar de que não vai danificar o material.
Molho de tomateO mais importante para garantir a remoção desta mancha é não deixá-la secar. Molhe o local com água o mais rápido possível e, em seguida, coloque amido de milho em pó no local. Espere secar e remova com uma escova de roupas. Essa dica é válida para roupas em algodão, toalhas de mesa, tapetes e sofás em tecidos grossos.
CaféÉ uma mancha fácil de ser removida quando lavada na hora, mas bastante difícil depois que o tecido seca. Para roupas e toalhas de mesa com manchas secas, você deve começar jogando um pouco de água quente no local. Em seguida, esfregue um pouco de sabão em pó com detergente e coloque a peça exposta ao sol por aproximadamente uma hora.
manchas-café-vinho-gordura-tecidos

No caso de tapetes, pode-se repetir o procedimento e deixá-lo secando ao sol. Lave primeiramente no local manchado e depois de ter removido a mancha, continue o procedimento. Isso evita que a cor fique desbotada. Para sofás em tecidos mais grossos, o ideal é esfregar um pano úmido em água morna e sabão neutro até perceber que está clareando. No veludo é indicado limpar a mancha delicadamente com uma escova de dentes. Água morna com detergente neutro pode ajudar a ir removendo a macha aos poucos.

Esmalte de unhaO esmalte, depois de seco, pode causar um verdadeiro estrago nos tecidos. As fibras ficam impregnadas com o produto e é quase impossível removê-lo em sua totalidade. O mais indicado é evitar pintar as unhas no sofá ou próximo a tapetes.
Mas, caso seja inevitável e a mancha já existir, tente remover com acetona e um algodão, sem fazer movimentos circulares (eles podem piorar a mancha). É provável que a cor fique desbotada, mas tome cuidado para não aumentar a área manchada.
Outra técnica que pode ajudar a ir removendo aos poucos é esfregar um algodão embebido em água oxigenada (10 volumes) até perceber que está clareando. Manchas em cores como vermelho, preto e marrom são extremamente difíceis de serem retiradas.
GorduraPara remover manchas de gordura de roupas e toalhas de mesa, basta lavar as peças com água morna e esfregar um pouco de sal amoníaco. Em seguida, coloque talco ou amido de milho em cima do local afetado e deixe secar. Se a mancha for no sofá ou tapete, use uma escovinha para limpar com a mesma mistura. Em seguida, retire todos os resíduos com um pano úmido e repita o procedimento usando água e vinagre branco. Finalize aplicando talco no local e deixe secar. Em caso de persistência da mancha, tente novamente.

Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário