Nem as constantes altas nos preços dos imóveis nos últimos meses afetaram as vendas do mercado imobiliário em 2013.
Segundo balanço divulgado pelo Secovi-SP (sindicato da habitação) nesta terça-feira, as vendas de imóveis novos residenciais na cidade de São Paulo subiram 33% entre os meses de janeiro a setembro deste ano em comparação ao igual período de 2012.
Em números absolutos, foram vendidos 25.600 imóveis novos no mesmo período de análise ante as 19.200 unidades comercializadas no mesmo intervalo do ano passado.
“Temos notado, inclusive, que o estoque de imóveis tem caído em São Paulo. Historicamente, a média é de 16 mil unidades por ano, mas em 2013 a previsão é que encerramos com menos de 15 mil. Isso significa que a demanda está muito forte. Vamos comercializar mais unidades do que o número de lançamentos”, afirmou Emílio Kallas, vice-presidente de Incorporação Imobiliária e Terrenos Urbanos do Secovi, durante o evento.
Com o número de unidades comercializadas correspondendo a 95% do total vendido em todo o ano de 2012, o Valor Geral de Vendas (VGV) registrou até setembro de 2013 uma alta de 45%, alcançando a marca de R$ 14,5 bilhões, valor que corresponde ao total vendido no ano passado.
Ainda segundo o sindicato, os lançamentos também cresceram, embora em ritmo inferior. Nos primeiros nove meses do ano, o aumento foi de 25% em número de unidades na comparação sobre 2012: subiu de 16,9 mil para 21,2 mil unidades.
O presidente da entidade, Cláudio Bernardes, lembrou ainda que a projeção inicial para 2013 era de crescimento de cerca de 10%, mas que há possibilidade de a previsão ser ultrapassada. “Talvez a gente feche o ano com mais do que isso. O mercado continua bem”, disse
O Secovi manteve sua expectativa para o término do ano e espera que 33 mil unidades sejam lançadas e 35 mil unidades vendidas até o próximo mês de dezembro.
Fonte: Zap Imóveis
Nenhum comentário:
Postar um comentário