A procura por locação ultrapassou a pesquisa por compra de casas nos distritos de Lisboa e do Porto, segundo o mais recente estudo da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).
Segundo portal TVi, Referente ao primeiro semestre de 2013, o relatório com base em dados do portal Casa YES mostrou que no distrito de Lisboa, a procura por aluguel se fixou nos 52,5%, enquanto no Porto o percentual foi de 51,4%.
Foi constatada também percentagens elevadas nos distritos de Setúbal (39,4%), Coimbra (38,6%), Aveiro (38,3%), a Região Autônoma dos Açores (37%) e Braga (36%).
As intenções médias de procura de imóvel para locação aproximaram-se dos 45%.Depois de quase um ano de aplicação da nova lei do aluguel, o presidente da APEMIP considerou que "infelizmente" o aumento da procura não se deve ao quadro legal, mas à dificuldade das famílias em ter acesso ao crédito bancário.
Em declarações à Lusa, Luís Lima afirmou que o aluguel será o futuro nos próximos dez anos.
"As famílias têm muita dificuldade em poder pagar um valor dentro do que os proprietários consideram aceitável», resumiu o responsável, recordando que a carga fiscal sobre o património está a deixar os proprietários sem grande margem de manobra".
Até ao final do mês, a APEMIP deve apresentar um estudo que mostra que "dentro dos próximos dois a três anos o estoque de habitação deverá ser todo esgotado".
Fonte: Red Imob
Nenhum comentário:
Postar um comentário