quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Mundo verde particular

Biólogo usa diferentes vidros de conserva para criar pequenos jardins


Mundo verde particular Fernando Willadino/Divulgação
Potes de vários formatos e tamanhos ganham cenários verdes nas mãos do biólogo Edson EgerlandFoto: Fernando Willadino / Divulgação
Tudo começou como uma brincadeira, sem compromisso algum. Biólogo de formação, Edson Egerland, natural de Santos mas manezinho por vontade própria, deixou a criatividade aflorar e o resultado foram os jardins em conserva. No princípio, fazia apenas para decorar a casa ou mesmo para presentear amigos. Mas o sucesso boca a boca foi tanto que Egerland fez da sua arte um negócio. 
Ele passou a colher plantas, musgos, pedras de rios e outros detalhes como galhos de árvores e folhas secas para compor paisagens dentro de vidros reaproveitados.
– Comecei a pensar em ter um propósito ecológico nisso, assim veio a ideia de utilizar os vidros de conserva que iriam parar no lixo. Daí também surgiu a grife Jardim em Conserva. 
Para o biólogo é sempre um desafio motivador trabalhar com potes diferentes, de tamanhos e formatos variados. Ajudou muito na divulgação a criação de uma fanpage. 
– Assim pude compartilhar com os amigos a ideia e ver qual seria a reação das pessoas. Hoje, depois de um ano da criação da página, estamos com mais de 8 mil seguidores do mundo todo, que a cada nova foto ou post contribuem com comentários, elogios ao trabalho e muitos likes. 
Atualmente as criações fazem parte de uma exposição temporária que vai até o dia 24 de novembro no Floripa Shopping, na Capital (2º piso).
OUTRAS OPÇÕES
Além dos pequenos jardins que ganham forma nos vidros de conserva, Edson Egerland aceita encomendas. ● No final de 2012 ele trabalhou em uma encomenda de uma empresa que deu os jardins de brinde de final de ano para fornecedores e clientes, um mimo diferente e com um apelo ecológico. 
● Os microjardins podem ainda ser totalmente personalizados como, por exemplo, dentro de uma concha do mar, num pote antigo da vovó, dentro de um sapato velho que não serve mais, num tronco de árvore achado na praia. Segundo Egerland, tendo espaço para colocar as plantas, ele faz. 
● O Jardim em Conserva trabalha com dois tipos de ambientes: o ambiente úmido, dentro de potes fechados nos quais são usados musgos, pequenas samambaias, avencas, miniorquídeas e outras plantas que gostem desse mesmo clima, umidade e claridade, mas sem sol direto, apenas luminosidade. O outro ambiente é o desértico, onde são utilizadas as suculentas e os cactos, que gostam de sol e de pouca água. Ou seja, nos dois tipos de jardins a manutenção é muito pequena, são indicados para pessoas que não têm muito tempo para ficar cuidando das plantas ou não têm muito jeito de lidar com elas.
Fonte: Zero Hora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário