terça-feira, 12 de novembro de 2013

Veja opções para decorar o imóvel alugado sem gastar muito

Algumas mudanças simples e pequenos truques na decoração permitem a personalização dos ambientes


Optar por alugar um imóvel não significa que ele não possa ter o estilo dos novos moradores. Algumas pequenas intervenções estéticas podem transformar os ambientes e dar personalidade, sem envolver altos custos. Vale lembrar que antes de fazer qualquer alteração estrutural no imóvel locado é preciso ter a autorização do proprietário e se certificar de que não há nenhuma restrição para as mudanças.
A arquiteta Carla Kiss explica que o primeiro passo para quem quer personalizar um imóvel alugado é estipular um limite de gastos. “O planejamento deve levar em consideração a localização e também o período em que ele estará locado. Além disso, deve-se ter bem claro quais são as normas de ocupação e reforma definidas pelo proprietário e pelo condomínio, se for o caso. Os itens personalizáveis são vários e o ideal é fazer uma lista e repassar para a imobiliária, que deve autorizar por escrito para que não haja problemas na hora de entregar o imóvel”, orienta.
A gerente de aluguéis da imobiliária Auxiliadora Predial, Taiani dos Anjos Teixeira, ressalta que, nesses casos, a imobiliária responsável pelo aluguel desempenha um papel fundamental, intermediando a relação entre o proprietário e o locatário. “Os cuidados já começam na hora de assinar o contrato de locação. A melhor maneira do locatário assegurar que ao sair do imóvel não terá problemas é estar atento para que tudo o que foi negociado esteja no contrato de locação. Ao personalizar o imóvel, é preciso ter em mente que a devolução deve ser feita nas mesmas condições em que ele foi locado, o que pode inviabilizar algumas alterações de layout”, destaca. No caso de locação já em andamento, deve ser feito um aditivo contratual.
Truques 
Truques simples ajudam a tornar o imóvel alugado mais aconchegante sem dar muito trabalho quando o contrato for encerrado. Abusar das tintas é uma alternativa com preço acessível e um belo resultado estético. Segundo Carla Kiss, tapetes também auxiliam bastante e podem ser facilmente deslocados, bem como mobiliário solto e peças decorativas.
Papel de parede também é uma possibilidade na hora de personalizar os ambientes e valorizar a nova decoração, mas na maioria dos casos ele precisa ser retirado sem reaproveitamento posterior. Para economia, Carla recomenda usar materiais com custo menor ou aplicar os papéis sobre chapas de MDF cru, que permitem que sejam descolados. 

>> Rolo de pintura funciona como um carimbo e substitui papel de parede

Adesivos também dão um charme todo especial, são baratos e fáceis de instalar. Além do fator econômico, são excelentes opções para dar uma nova roupagem e modernizar os ambientes que contam com azulejos mais antigos. No momento da escolha, a dica é investir um pouco mais e procurar opções que sejam resistentes, principalmente para quem quer revestir ou enfeitar as áreas úmidas, como cozinha ou banheiros.
Para evitar furos nas paredes existem algumas soluções práticas de fácil remoção que podem ser encontradas em lojas de construção. São opções produzidas com fita dupla-face ou ventosas, que suportam quadros e porta-retratos.

Fonte: Pense Imóveis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário